01/02/01 |

Inscrições estão abertas para curso sobre diversidade e recursos genéticos vegetais da Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, promove entre os dias 1º e 29 de março o curso Manejo da Diversidade e Recursos Genéticos Vegetais da Amazônia. O evento será realizado na cidade de Manaus e contará com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade de Brasília.

Ao todo serão oferecidas 21 vagas, sendo 14 para brasileiros e sete para estrangeiros. Até o dia 15 de fevereiro, os candidatos cujo trabalho ou linha de pesquisa estejam relacionados com o tema poderão se inscrever, enviando em anexo o curriculum vitae, pelo e-mail recgen@cpaa.embrapa.br ou para o seguinte endereço: Embrapa Amazônia Ocidental - Caixa Postal 319 - 69011-970, Manaus, Amazonas, Brasil. Telefone: 55(92)622-2012 - Ramal 283 ou 255. Não é necessário pagar taxa de inscrição.

O currículo de todos os inscritos serão analisados até o dia 20 de fevereiro, data em que serão divulgados os nomes dos pesquisadores selecionados no endereço http://www.cpaa.embrapa.br/recgen. Os candidatos aprovados receberão alojamento, alimentação e transporte durante o período do curso. Despesas com transporte do e para o local de origem do candidato, bem como seguros médicos e de vida, serão de responsabilidade do candidato.

As aulas serão ministradas por 30 instrutores e conferencistas de diversas unidades da Embrapa, do INPA e das Universidades do Amazonas e de Brasília. O curso será dividido em dois módulos. O primeiro, básico, terá a duração de 11 dias e abrangerá temas como a diversidade vegetal da Amazônia, princípios básicos de ecologia e o ecossistema amazônico, sistemas genéticos, tamanhos de populações e formulações matemáticas para conservação e amostragem.

O segundo módulo, de 18 dias, terá como assuntos as diferenças e semelhanças entre conservação da natureza e dos recursos genéticos; a origem e domesticação dos cultivos nativos; tipos de conservação in situ e ex situ; decisões sobre a viabilidade de uma coleção, coleta, descritores e logística das expedições; técnicas especiais de coleta e conservação; sanidade vegetal e quarentena; problemas fitossanitários sob condições de floresta tropical úmida; documentação de recursos genéticos, bases de dados, genamaz; políticas públicas e regulamentação; caracterização morfológica, bioquímica e genética; avaliação preliminar e descritores mínimos.

Jornalista: Alexandre Campos da Silveira Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: (61) 448-4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/