01/02/01 |

Nova farinha de milho supre necessidades diárias de proteína

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), desenvolveu um novo produto de milho mais nutritivo. Trata-se de uma farinha mista de milho com soja, que traz a vantagem de possuir uma qualidade de proteína tão boa quanto a de alimentos como a carne, o leite ou o ovo. Para se ter uma idéia, o cuscuz nordestino possui 6,5% de proteínas. Se for cozido com a mistura, a quantidade proteica aumenta para 14%.

"O principal objetivo dessa pesquisa foi melhorar nutricionalmente os alimentos de milho pré-cozidos do Nordeste. Como o novo produto possui um alto valor nutricional, basta ingerir 300 gramas da mistura para que as necessidades diárias de proteínas de um adulto sejam supridas", afirmou o pesquisador José Luis Ascheri, da Embrapa, que juntamente com a pesquisadora da UFRRJ, Sin-Huei Wang, lideraram a pesquisa.

As vantagens não param por aí. A nova mistura mantém o agradável sabor do milho, possui baixo teor de gordura e não contém colesterol. A farinha de canjiquinha-soja também é muito versátil. Com 20% de soja em sua composição, podem ser preparados mingau, angu, polenta, cuscuz, creme de verduras, bebida instantânea de milho entre outras receitas. Se aumentar a quantidade de soja para 30%, é possível elaborar deliciosas sopas, molhos, patês, entre outros.

Jornalista: Elisângela Santos (MTb 19.500/RJ) Embrapa Agroindústria de Alimentos Fone: (21) 410-7488 e 9112-7284 E-mail: elis@ctaa.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/