01/02/01 |

Paraguai começa a pagar royalties pela utilização de cultivares de soja brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, acaba de proteger as cultivares de soja BRS154, BRS 155, BRS 156 e BRS 157 e passará agora a receber royalties por sua utilização no Paraguai. Com o aumento em importância da propriedade intelectual no Brasil, a Embrapa instituiu um representante legal junto ao governo paraguaio para exercer os direitos de negociação no que diz respeito à proteção de suas cultivares.

Atualmente, 48% das cultivares de soja utilizadas no Paraguai foram desenvolvidas pela Embrapa Soja (Londrina/PR). "São cultivares de domínio público, lançadas antes da lei de proteção de cultivares", explica o pesquisador Luiz Carlos Miranda. A partir de agora, a Embrapa Soja buscará parceria com produtores de sementes do Paraguai que possam ser licenciados para produzir sementes comercialmente. Alguns grupos montaram unidades demonstrativas em parceria com a Embrapa em cinco locais do País. Os pesquisadores e técnicos da Embrapa, inclusive, estarão promovendo dias de campo no Paraguai entre 19 e 23 de fevereiro. "O objetivo é mostrar o potencial das variedades protegidas e de outros materiais promissores que se encontram em teste", revela Miranda.

Além de apresentar as características das cultivares da Embrapa, os pesquisadores poderão expor, durante os dias de campo, todo o pacote tecnológico desenvolvido pela Embrapa. O Paraguai cultiva cerca de 1 milhão de hectares de soja e produz aproximadamente 3 milhões de toneladas do grão, praticamente a metade do que produz o estado do Paraná, por exemplo. "A soja é uma cultura importante no Paraguai, mas há possibilidade de expandir a área cultivada no País", acredita Miranda.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb – 2903) Embrapa Soja Fone: (043) 371- 6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/