01/02/01 |

Goiás ganha novos núcleo e centro de tecnologia e pesquisa da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo dia 16 de fevereiro, duas unidades de tecnologia e pesquisa, voltadas para a pecuária, serão inauguradas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Trata-se do Núcleo Centro-Oeste de Gado de Leite e da Central de Multiplicação Genética do Centro-Oeste, que estarão localizados na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO).

A abertura do Núcleo será marcada pela assinatura de um protocolo de intenções entre o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Leonardo Moura Vilela. Já a Central será firmada por acordo de parceria entre Alberto Portugal, Leonardo Vilela e a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir, Lêda Ferreira Góes.

O Núcleo Centro-Oeste de Gado de Leite terá como objetivo principal apoiar o crescimento da atividade produtiva do setor de forma rentável e sustentável. Esse trabalho contará com a parceria da Agenciarural (antiga Emater-GO). Sob a coordenação de especialistas da Embrapa Gado de Leite, a primeira missão do Núcleo será tocar o Projeto Centro-Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação (PCOPG), parcialmente financiado pelo CNPq. Entre as linhas de pesquisa do Projeto, está o mapeamento de áreas produtoras de leite, traçando o perfil social, técnico e econômico.

Outra atividade programada é a avaliação de alternativas de produção de leite a pasto. Serão comparados os sistemas de produção tradicional (produção de leite durante todo o ano) com o sistema estacional (concentra a produção em uma determinada época do ano). Para tanto, serão conduzidos experimentos sobre o uso mais intenso e racional de forrageiras de alta produtividade, adaptadas às condições do cerrado. O trabalho terá como base a raça Girolando.

A Central de Multiplicação Genética do Centro-Oeste será implementada pela Assogir, com tecnologias disponibilizadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e apoio operacional da Embrapa Arroz e Feijão e da Embrapa Gado de Leite. A princípio, o trabalho terá como foco animais Gir e Girolando, abrangendo posteriormente as demais raças zebuínas e taurinas. O objetivo é multiplicar genótipos superiores para características de interesse econômico na produção de leite e corte. Deverá ser também contemplada a preservação do germoplasma da raça Gir, visando garantir sua variabilidade genética. Vários criatórios de diferentes estados darão suporte à iniciativa.

A Central se constituirá ainda em unidade de referência para o desenvolvimento de biotécnicas mais eficientes na multiplicação animal. Partindo da caracterização biológica do Gir nas condições de cerrado, pesquisadores irão buscar mais conhecimento da fisiologia reprodutiva da raça para aprimorar a inseminação artificial (I.A.), transferência de embriões (T.E.) e a fecundação in vitro de embriões (F.I.V.).

Jornalista: Rodrigo Peixoto (MTb 1.077/GO) Embrapa Arroz e Feijão Telefone: (62) 533-2108  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/