01/02/01 |

Embrapa e Fundação Pró-Semente estreitam parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O primeiro trabalho de parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e a Fundação Pró-Sementes já está começando a sair do papel. Os novos ensaios com linhagens de trigo, conduzidos pela Fundação em Vacaria, Lagoa Vermelha e Selbach, no Rio Grade do Sul, estão agora sendo analisados pelos melhoristas da Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS). Até o mês de maio, novos ensaios de soja, conduzidos pela Fundação Pró-Sementes em 12 locais nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, serão entregues para análise da Embrapa.

A parceria entre as duas instituições foi firmada em 1999 e existem três contratos de cooperação técnico-financeira para obtenção de cultivares de trigo, triticale e soja. A Fundação Pró-Sementes entra com o aporte de recursos financeiros, humanos e materiais e a Embrapa com a realização de testes em linhagens de trigo convencionais desenvolvidas por ela. Além disso, a Fundação Pró-Sementes instala, conduz e custeia os testes de avaliação nas linhagens da Embrapa. Em contrapartida, a Embrapa concede à Fundação Pró-Sementes o direito de explorar, com exclusividade, a comercialização das cultivares geradas por 8 anos. "A política definida pela Embrapa quando da criação da Lei de Proteção de Cultivares, em 1997, é de que a propriedade dos materiais é da empresa, inclusive há a cobrança de royalties", explica o pesquisador da área de Sementes da Embrapa Negócios Tecnológicos, Rui Rosinha.

A Fundação Pró-Sementes foi criada pela Associação dos Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul (Apassul) em parceria com 39 produtores de sementes. A maioria têm na soja seu principal produto, aliado à comercialização de sementes de trigo, arroz, triticale, feijão, cevada, aveia e forrageiras, entre outras. O mercado de sementes desses produtores abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de exportarem para o Paraguai, Argentina e Uruguai. A Fundação Pró-Sementes atua articuladamente com os sistemas oficiais de pesquisa e integrada às políticas governamentais voltadas à ciência e tecnologia.

"As fundações desempenham o papel de facilitadoras das parcerias entre as empresas de sementes e as fontes de inovações - empresas e instituições geradoras de tecnologia, especialmente as públicas", afirma Rui Rosinha. "A consolidação dessas parcerias deverá trazer um horizonte mais claro para as empresas de sementes de capital nacional, quanto à sua sobrevivência num ambiente cada vez mais competitivo", complementa.

Para o chefe-geral da Embrapa Trigo, Benami Bacaltchuk, os contratos com a Fundação Pró-Sementes foram estabelecidos em momento oportuno, pois trata-se de um parceiro com capacidade técnico-financeira e representatividade junto ao setor produtivo. "Temos uma grande expectativa com essa parceria na busca de soluções para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e competitiva", destaca. A Embrapa possui cerca de 1500 convênios e contratos em vigor, envolvendo empresas públicas e privadas, prefeituras, universidades, secretarias de agricultura, cooperativas, sindicatos, associações e fundações.

Jornalista: Magali Savoldi (MTb 8829/RS) Embrapa Trigo Telefone: (54) 311.3444 - Fax (54) 311.3617 E-mail: magali@cnpt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/