01/03/01 |

Leguminosa para consorciação com braquiária é tema de dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, realizará na próxima terça-feira, dia 3 de abril, a partir das 7h30, dia de campo sobre pastagens com enfoque da consorciação Estilosantes Campo Grande com braquiária. As apresentações acontecerão em duas diferentes áreas experimentais da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS).

A primeira será em área de pasto recuperado (humidicola e decumbens) onde o pesquisador Armindo Neivo Kichel, especialista em pastagens, vai falar de formação, manejo e importância da diversificação. O técnico que acredita que para o sucesso da pecuária de corte o produtor deve se preocupar em ter forragem o ano inteiro. Ele falará também dos passos mais importantes para se obter máxima produção de forragem e o uso racional das braquiárias humidicola e decumbens, visando o aumento da lucratividade e produtividade da pecuária de corte.

A segunda apresentação será em uma área consorciada de brachiaria com a leguminosa Campo Grande, recentemente lançada pela Embrapa Gado de Corte, que possui uma série de características favoráveis para cultivo e utilização. O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer, destacará o efeito da consorciação na recuperação de pastagens, fará comparações de áreas recuperadas com e sem adubação e mostrará as vantagens da produção animal com incremento de 25%.

A consorciação de plantas leguminosas com braquiária evita a degradação do solo, favorece a produção de pasto e aumenta o ganho de peso dos animais, se comparado com a alimentação somente à base de gramínea. As leguminosas são plantas ricas em proteína e fixam o nitrogênio do ar, transformando-o em nutrientes para o solo e evitando, assim, a degradação de pastagens. O uso de leguminosas resulta em economia para o produtor, uma vez que reduz os gastos com adubação nitrogenada.

A demonstração no dia de campo das vantagens da nova leguminosa, principalmente no que se refere à recuperação de pastagens, é mais uma oportunidade do produtor se atualizar, tirar dúvidas, trocar idéias e ver de perto os resultados da pesquisa.

O evento faz parte da programação do 14º Encontro de Tecnologia para Pecuária de Corte, a ser realizado no dia 2 de abril, no Palácio Popular da Cultura. Informações sobre o Encontro poderão ser obtidas no Sindicato Rural de Campo Grande, com Ana Paula, pelo telefone (67) 741-2151 ou 741-2776.

A participação no dia de campo é aberta a todos interessados. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento, a partir das 7h30, na sede da Embrapa Gado de Corte, à BR 262, km 4 (bairro Vila Popular). Reservas poderão ser feitas pelo telefone (67) 768-2000.

Jornalista: Eliana Cezar (DRT 15.410/SP) Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 768-2000 Fax: (67) 763-2700 E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/