01/03/01 |

Novo livro sobre flora aquática do Pantanal é lançado no MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um extenso trabalho de levantamento e investigação das espécies aquáticas do Pantanal, que durou cerca de 15 anos, transformou-se no conteúdo do livro Plantas Aquáticas do Pantanal, a ser lançado amanhã, dia 29 de março, em Campo Grande (MS), às 20h30min (21h30, horário de Brasília), pela Embrapa, durante a 63ª edição da Exposição Agropecuária de Campo Grande. O evento será realizado no estande do Ministério da Agricultura e do Abastecimento/Embrapa.

A noite de autógrafos com os autores da obra, os pesquisadores Vali Joana Pott e Arnildo Pott, ambos da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), também terá a presença do ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e do diretor-presidente, Alberto Duque Portugal.

A obra, com 406 páginas, inclui observações de morfologia, etimologia, utilização, cultivo, ecologia, importância e distribuição geográfica, além de fotografias coloridas de 246 espécies. Essas plantas, cuja ocupação varia de acordo com a área inundada, indo de 11 mil a 110 mil quilômetros quadrados, são de fundamental importância para o equilíbrio da região. Além de serem alimentos de peixe, insetos, aves e mamíferos, as plantas aquáticas funcionam como despoluidores e filtros biológicos capazes de descontaminar a água de produtos químicos e orgânicos, de germes e doenças.

Apesar de o conteúdo da obra versar sobre as Plantas Aquáticas do Pantanal, muitas das espécies publicadas no livro podem ser encontradas em outras regiões e ecossistemas do País. Um exemplo é a vitória-régia (Victoria amazonica), maior planta aquática do mundo e que tem a maior flor das Américas, muito comum na região Amazônica.

Além da vitória-régia, Plantas Aquáticas do Pantanal traz informações acerca de várias outras espécies, como camalotes, chapéus-de-couro, cortiças, ervas-de-bicho, florzeiros, orelhas-de-onça e a Wollfia, que é a menor planta com flor que se conhece.

Para os interessados, o livro, cuja tiragem dessa 1ª edição foi de 4 mil exemplares e custa R$ 60,00, poderá ser adquirido no Departamento de Vendas da Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), por meio dos telefones (61) 448-4155 ou 448-4236, ou pela Livraria Virtual da Embrapa (www.spi.embrapa.br).

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 4753/14/76/DF Fone – 61-448-4012 silveira@sede.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/