01/03/01 |

Fórum estadual de Ciência e Tecnologia tem participação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de melhor articular as ações entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e os sistemas de Ciência e Tecnologia dos Estados brasileiros, o direitor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, apresentará no dia 8 de março, no Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia, palestra sobre pesquisa agropecuária brasileira, com ênfase na Embrapa.

Em sua apresentação, Alberto Portugal enfatizará os trabalhos que já vêm sendo realizados no sentido de aproximar a Embrapa de instituições estaduais de ciência e tecnologia. Dessa forma, um dos temas a serem abordados é o Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEPA), que envolve instituições públicas e privadas que realizam, promovem e apóiam as atividades de pesquisa agropecuária, além dos tipos de cooperação firmados entre a Embrapa e estas corporações.

Para ilustrar a apresentação, Alberto Portugal mostrará aos participantes o exemplo da evolução de grãos - arroz, o feijão, o milho, o trigo e a soja -, cuja produção cresceu 117% entre 1975 e 2000, com uma expansão de 33% na área cultivada e de 64% na produtividade. Este resultado é devido ao trabalho de uma rede de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo 12 Unidades Descentralizadas da Embrapa, 15 institutos de pesquisa, incluindo os Estados, nove fundações de sementes e 230 empresas, que lançaram no mercado 396 cultivares.

Outros temas também serão abordados por Alberto Portugal em sua apresentação, como o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, o Plano Diretor da Embrapa, o Modelo de Gestão Estratégica, Recursos Humanos, Financeiros e de Comunicação, além de fontes de financiamento, do Sistema Embrapa de Planejamento e da cooperação bilateral e multilateral entre a Embrapa e organismos internacionais.

Ao final, serão enfatizados quatro grandes desafios para o progresso de uma organização de Ciência e Tecnologia: reconhecimento da sociedade sobre a importância do seu trabalho; inserção em arcabouço legal que permita agilidade e flexibilidade; praticar modelo de gestão que maximize os resultados; e necessidade de engajamento progressivo do setor privado na pesquisa, particularmente na agropecuária.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 4753/14/76/DF Fone – 61-448-4012 silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/