01/03/01 |

Nasce o primeiro animal clonado brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, anunciou no dia 21, em Brasília, o nascimento do primeiro animal clonado brasileiro. Trata-se de Vitória, uma bezerra da raça Simental, que nasceu na Fazenda Sucupira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério. Resultado da tecnologia de transferência nuclear, clonagem, Vitória é o primeiro passo para que, em breve, o Brasil domine completamente essa tecnologia e constitua a base da aplicação prática da transferência nuclear nos programas de conservação e melhoramento animal.

As pesquisas em reprodução animal na Embrapa iniciaram-se em 1984, com o objetivo de viabilizar o Banco de Germoplasma. A clonagem de embriões consiste em produzir, a partir de células embrionárias fetais ou do indivíduo adulto, um número elevado de indivíduos idênticos. Estudos de simulação demonstram que a combinação da clonagem com as demais técnicas de multiplicação animal permitirá obter, em um ano, o ganho genético equivalente a 12 anos de seleção e multiplicação pelos métodos tradicionais.

A bezerra Vitória é resultado de núcleos transferidos de um embrião de cinco dias coletado de uma vaca Simental pela técnica de transferência de embriões clássica. Tanto a gestação quanto o parto ocorreram normalmente, dando origem à Vitória.

Para o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, o domínio da tecnologia de clonagem animal pelo Brasil possibilitará a reprodução acelerada de animais geneticamente superiores, a evolução de pesquisas de transgenia animal e também a reprodução de raças de animais ameaçadas de extinção no território nacional.

Mais informações:

Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Telefone/fax: (61) 448-4770

 

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/