01/03/01 |

Reprodutores da raça Brangus serão testados em 2001

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está programando para este ano o desenvolvimento de um projeto para realizar testes de avaliação de reprodutores da raça Brangus, envolvendo a Associação Brasileira de Brangus e os produtores da raça. A idéia principal é propor uma metodologia avançada de reprodutores, indicando animais superiores como os padriadores desta raça, confirma o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), Roberto Collares.

Foi a partir de Bagé que este rebanho de Brangus expandiu-se por todo o país. A raça é originária da antiga Fazenda Experimental Cinco Cruzes, em 1945, hoje Embrapa Pecuária Sul. O Brangus-Ibagé é formado pela mistura das raças aberdeen angus e a nelore, apresentando animais que se destacam por serem precoces, férteis e com uma carne de alta qualidade. Além disso, a raça tem uma série de indicadores desejáveis em gado de corte que possibilitaram o alcance de sucesso e da adoção da criação deste rebanho em vários estados brasileiros.

O Brangus Ibagé é uma soma de 3/8 zebu mais 5/8 europeu, resultando numa raça sintética que tem como principal finalidade obter animais rústicos e produtivos, destinados aos mais diferentes ambientes.

Jornalista: Cristiane Betemps (Reg. Prof. 741833/34) Embrapa Pecuária Sul Telefone: (53) 242-8499 Fax: (53) 242- 4395  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/