01/03/01 |

Laboratório de solos da Embrapa em Fortaleza busca autorização para usar selo de qualidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Laboratório de Análise de Solo, Água e Folhas (LASF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está sendo avaliado para receber autorização para uso do selo de qualidade do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em seus boletins analíticos.

A avaliação está sendo feita através do "Programa de Controle de Qualidade de Laboratórios com o Sistema IAC de Análise de Solos", no qual o LASF se inscreveu. Durante o ano de 2000, o Laboratório realizou análise de amostras de solos, enviadas pelo IAC, remetendo relatórios bimestrais. "Os resultados foram semelhantes aos obtidos em 81 laboratórios que participam do programa", disse pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e coordenador do LASF, Lindbergue Araújo Crisóstomo.

As amostras enviadas pelo IAC foram submetidas a análises básicas: fósforo em resina, matéria orgânica, pH, potássio, cálcio, magnésio, hidrogênio + alumínio e alumínio, além de enxofre, de micronutrientes (cobre, ferro, manganês e zinco) e granulométricas (argila, silte e areia). "A meta é manter a qualidade", declarou Lindbergue Crisóstomo, destacando a intenção de que no ano de 2002 o LASF possa utilizar o selo do IAC.

Jornalista: Franzé Ribeiro (MTb/CE00897JP) Embrapa Agroindústria Tropical Telefone: (85) 299-1907 / 9989-1518 E-mail: franze@cnpat.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/