01/03/01 |

Pesquisa vai melhorar transporte do melão nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, em parceria com Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) e a Fazenda São João (Mossoró - RN), está desenvolvendo pesquisas para melhorar a qualidade dos melões destinados ao mercado interno e para exportação. Um dos objetivos do trabalho é identificar os principais problemas que ocorrem durante o transporte e que causam redução da qualidade dos frutos.

Na primeira etapa do projeto, os frutos transportados por via rodoviária serão monitorados em tempo real com sensores de temperatura e vibração. De posse destas informações, serão propostas mudanças na forma como os melões são manuseados. Os pesquisadores Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) acreditam que, dentre outros fatores, o ponto de colheita e o manuseio pós-colheita podem determinar a qualidade final do produto. "Pequenas alterações nestas variáveis poderão melhorar sensivelmente a qualidade dos melões destinados aos mercados interno e externo", assegura Celso Moretti, pesquisador da Embrapa Hortaliças.

Os maiores produtores concentram-se no Nordeste, com destaque para o Rio Grande do Norte. A aceitação do melão brasileiro no exterior é muito grande. Em 1999 foram exportados cerca de 65.453.000 toneladas do produto, sendo 41% deste total foi destinado ao Reino Unido e 39% para os países baixos.

Jornalista: Marina Campos Embrapa Hortaliças Fone: (61) 385-9038 E-mail: mcampos@cnph.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/