01/04/01 |

Projeto vai ajudar a melhorar produção de mandioca no Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai transferir tecnologias desenvolvidas para a cultura da mandioca para 16 municípios maranhenses ligados ao Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (CINPRA). No início de maio será assinado um termo de cooperação técnica entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) e o CINPRA, visando, principalmente, o aumento da produtividade e o uso alternativo da mandioca.

O Maranhão, que já foi um dos maiores produtores de mandioca do país, hoje importa farinha d'água do Pará, fécula do Paraná e amido azedo de Minas Gerais. Na região dos municípios consorciados, com cerca de 32 mil hectares plantados de mandioca, a produtividade média da cultura é hoje de apenas seis toneladas por hectare. "A mandioca diminuiu muito sua área plantada no estado, o que é algo preocupante por se tratar de um dos principais componentes da estratégia econômica de cerca de 100 mil famílias maranhenses", ressalta Costa.

Fundado em outubro de 97, o CINPRA consorciou os municípios de Anapurus, Axixá, Cantanhede, Coroatá, Humberto de Campos, Matões do Norte, Morros, Pirapemas, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Inês, São João Batista, São Luís, Viana e Vitória do Mearim. "Estamos fazendo uma mudança de paradigmas, municipalizando a agricultura maranhense, revertendo as expectativas para tentar acabar com a desesperança que se abateu sobre nossos agricultores", argumenta o secretário municipal de agricultura de São Luís, Léo Costa, também secretário-executivo do consórcio.

A municipalização da agricultura no Maranhão pode reverter o quadro de desmantelamento de que foram vítimas os órgãos estaduais de pesquisa e extensão rural, extintos desde 1997. "O processo está estimulando a estruturação dos municípios para ocupar essa lacuna. As prefeituras estão criando secretarias de agricultura, que contratam agrônomos e veterinários para desenvolver planos locais de extensão rural", conta Léo Costa.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura deve realizar, inicialmente, diagnósticos em cinco municípios do consórcio. A idéia é criar municípios-espelho, que desencadeiem uma mudança de comportamento nos demais. O consórcio maranhense dispõe de um fundo comum, onde cada participante contribui com 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O CINPRA já está transferindo sua experiência para outras sete regiões do Estado. O modelo maranhense deve ser copiado também por municípios de Pernambuco, na região semi-árida polarizada por Salgueiro.

Jornalista: Dalmo Oliveira Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215 Fax: (75) 721.1118 E-mail:dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/