01/04/01 |

Técnicas de manejo de corós é tema de próximo dia de campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar na sexta-feira 20 de abril, das 9h às 10h da manhã, vai trazer orientações sobre o manejo de corós em cereais de inverno em Plantio Direto. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Coró é a denominação comum da larva dos besouros escaravelhos que podem causar danos em lavouras de quase todo o Brasil. Desde meados do século passado, existem registros sobre a ocorrência de corós rizófagos (que se alimentam de raízes) associados aos sistemas de produção de grãos no Brasil. Nos últimos quinze a vinte anos, os corós cresceram em importância como pragas agrícolas. Isso ocorreu paralelamente à substituição da cobertura vegetal natural por plantas cultivadas e à crescente adoção de métodos de plantio sem o revolvimento do solo, como cultivo mínimo e Plantio Direto.

As principais espécies de corós pragas existentes no Brasil são o coró-do-trigo e o coró-das-pastagens, no Rio Grande do Sul, o coró-da-soja, no Paraná, e o coró Lyogenis sp., em Mato Grosso do Sul. Além dessas espécies, ocorrem outras que estão em fase de estudo e de identificação, tanto nos campos do Sul como nos cerrados do Brasil Central.

Os corós causam danos a plantas de diferentes famílias, das cultivadas, como trigo, cevada, soja, milho, arroz, entre outras, às de vegetação espontânea e daninhas. "O dano pode ser causado pelo ataque a sementes e raízes, ou até mesmo plântulas inteiras que são consumidas à medida que vão sendo puxadas para dentro do solo. Com isso, são afetadas a população de plantas e a capacidade produtiva das plantas que sobrevivem", destaca o pesquisador da Embrapa Trigo José Roberto Salvadori, que participará do programa. "Para cereais de inverno, estimou-se que cinco corós por metro quadrado já apresentam potencial para causar perdas de rendimento", relata.

Para assistir ao Dia de Campo na TV, basta sintonizar sua antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910 Mhz. Para participar do programa com perguntas ao vivo, o telefone é o 0800-610505 (ligação gratuita). Também se pode enviar fax para o número (61) 273-8949 ou utilizar o correio eletrônico diacampo@spi.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@spi.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/