01/04/01 |

Plantio Direto ganha página na Internet

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O sistema Plantio Direto (PD), introduzido no Brasil na década de 70, é uma das alternativas que viabilizam a sustentabilidade da agricultura, com amplos benefícios para toda a sociedade. Diante da importância e alcance social dessa técnica, a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Plano de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás Funape/GO e da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), criaram a Plataforma Tecnológica Plantio Direto, viabilizando um banco de dados na Internet, com informações sobre o sistema e os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento vinculados.

Na página da Internet (http://www.embrapa.br/plantiodireto), o usuário terá a oportunidade de conhecer um pouco da história desse sistema, além de todas as etapas do processo de criação da Plataforma PD, como o levantamento de dados e as reuniões de consolidação, além da participação em diversos eventos.

Para a construção do banco de dados referente aos problemas e soluções existentes na segunda geração do sistema plantio direto, foi importante a participação de mais de 1.300 produtores rurais e de 800 técnicos de instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e de organizações, públicas e privadas. Esses foram consultados por meio de diagnósticos rápidos participativos, os quais tornaram possível verificar os principais problemas, as soluções práticas propostas e as principais ações necessárias para a implantação e desenvolvimento seguro e duradouro do sistema Plantio Direto.

A Plataforma PD, ainda, conta com referências tecnológicas do sistema, constituindo-se em um banco de dados com mais de 900 registros, incluindo-se projetos em andamento, teses, trabalhos e artigos publicados recentemente, etc. Dessa forma, os interessados terão subsídios para a obtenção de informações inéditas ainda nas mãos de pesquisadores. A página permite ampla interação com os usuários, para que haja permanente atualização das informações e de dados, com facilidades para que cada um registre avanços tecnológicos, novos projetos, novas publicações etc.

Ainda como parte da Plataforma, a página apresenta um raio-X da situação atual de capacitação e treinamento, prioridade para o desenvolvimento do sistema no Brasil, e um relato dos principais instrumentos de estímulo ao sistema Plantio Direto. Em 2000 cerca de um terço da área de culturas anuais do Brasil, o que equivale a aproximadamente 13 milhões de hectares, foi cultivada com a utilização do sistema Plantio Direto. No início da década de 90, essa área correspondia a somente um milhão de hectares. Além de trazer vantagens e benefícios relacionados à eficiência produtiva e à renda do setor, as tecnologias contribuem na redução do impacto ambiental, por meio do manejo racional de bacias hidrográficas e da redução da erosão.

Outras vantagens da adoção do sistema são o decréscimo, entre 60 e 70%, na utilização de combustíveis fósseis, o que contribui para diminuir a emissão de gases na atmosfera, reduzindo uma das causas do efeito estufa.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 4753/14/76/DF Fone – 61-448-4247 silveira@sede.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Plantio Direto 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/