01/04/01 |

Embrapa testa alternativa ecológica para casca de coco verde

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está estudando uma alternativa para utilização da casca do coco verde. O objetivo é evitar o seu descarte no meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar uma fonte de receita para o agronegócio coco. O trabalho deve ser concluído em 2002. Atualmente, a casca do coco maduro vem sendo utilizada como substrato agrícola por apresentar uma estrutura física vantajosa, proporcionando alta porosidade, alto potencial de retenção de umidade e por ser biodegradável. No entanto, a casca de coco verde encontra restrições nos produtores devido a desvantagens que apresenta. O descarte dessa casca no meio ambiente ocasiona sérios problemas pelo volume do lixo acumulado.

A pesquisa com a casca do coco verde pretende solucionar esse problema, originando um pó como alternativa ecologicamente correta e adequada a um substrato agrícola. Segundo a coordenadora do estudo e pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Morsyleide de Freitas, "o material em estudo vem apresentando características físico-químicas adequadas a um substrato agrícola, com uma elevada capacidade de retenção de umidade".

O substrato que vem sendo testado foi obtido por uma seqüência de etapas: dilaceração, secagem, moagem, classificação, lavagem e secagem. O pó obtido apresenta uma variação na composição química, em função da região e da estação do ano. A pesquisa ainda não foi concluída e necessita de ajustes. Os testes estão acontecendo em hortaliças, flores e fruteiras e será experimentado em outros cultivos durante este ano.

Jornalista: Franze Ribeiro (MT CE00897JP) Embrapa Agroindústria Tropical Telefone: (85) 299-1907 (manhã) / 9989-1518 E-mail: franze@cnpat.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/