01/04/01 |

Sonda mede umidade e compactação dos solos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O aperfeiçoamento da agricultura passa necessariamente pela utilização de equipamentos modernos e adequados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ciente disso, desenvolveu um instrumento manual que apresenta simultaneamente o perfil da resistência e da umidade dos solos, em um mesmo ponto. É o Penetrômetro de impacto acoplado a um medidor de umidade tipo TDR (reflectometria no domínio do tempo), que será lançado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, no dia 26 de abril, data do 28º aniversário de sua vinculada, a Embrapa.

Com o equipamento, dados de resistência obtidos em diferentes condições de umidade podem ser normalizados e comparados diretamente. As duas leituras fornecidas ao mesmo tempo, o da compactação e o da umidade, vão permitir a descompactação adequada do solo.

A compactação pode causar perdas de produtividade, já que afeta o crescimento das raízes, o movimento da água e o transporte de nutrientes e contaminantes abaixo da zona radicular das plantas. A quantificação precisa deste fenômeno pode proporcionar uma economia no custo de produção, evitando até mesmo a sua formação. Já os procedimentos de descompactação envolvem um custo significativo com mão-de-obra, combustível e máquinas. Estão sendo feitos testes em diversas culturas para se estabelecer limites de resistência do solo adequados para cada uma delas.

Jornalista Joanir Silva - MTb 19554 jo@cnpdia.embrapa.br Fone: (16) 274 2477 Fax: (16) 272 5958 Embrapa Instrumentação Agropecuária www.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/