01/04/01 |

Expovárzea mostra inovações para as terras baixas do RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir da próxima quinta-feira, dia 5 de abril, produtores do sul do País poderão conhecer as mais novas tecnologias voltadas para as terras baixas daquela região. A cidade de Pelotas (RS) abrigará, de 5 a 7 de abril, a Expovárzea, exposição dinâmica de tecnologias para as várzeas, na Estação Experimental de Terras Baixas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, próximo ao Campus Universitário da Universidade Federal de Pelotas.

Os organizadores pretendem apresentar, numa área de 30 hectares, os mais recentes resultados de pesquisas e debater temas da atualidade do agronegócio brasileiro. A idéia é criar um ambiente que permita analisar os fatores críticos dos sistemas agropecuários e industrial de culturas localizadas nestas áreas de solos hidromórficos, onde o principal cultivo é o do arroz irrigado. Pelotas foi escolhida para sediar o evento, que deve contar com mais de 6 mil pessoas, por ser o maior centro de processamento de arroz da América Latina, onde são industrializados cerca de 1.200.000 toneladas de grãos e sementes, gerando milhares de empregos e fomentando inúmeras outras pequenas indústrias associadas.

"A Expovárzea busca estimular a adoção de novos processos e produtos que ampliem a rentabilidade e diminuam o impacto ambiental negativo das atividades de produção de alimentos", salienta Luiz Clovis Belarmino, pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador da exposição. Segundo ele, o arroz, apesar de ser o cereal mais produzido no mundo, possui apenas 3% do total sendo transacionado e apresenta poucos subprodutos ou derivados no mercado mundial, ao contrário do que ocorre com o milho e outros grãos.

Além da exposição dinâmica de tecnologias, insumos e equipamentos para o sistema de cultivo do arroz irrigado, acontecerão durante o encontro diversos seminários técnicos abrangendo temas prioritários para o setor orizícola e também uma feira de máquinas e equipamentos para o beneficiamento de grãos e sementes de arroz irrigado e outros produtos que apresentam viabilidade técnica e econômica para serem cultivados em várzeas, como soja, milho, sorgo e pastagens.

Os lançamentos e as mais produtivas cultivares de arroz irrigado estarão semeadas em blocos de lavouras e serão demonstradas para que os visitantes confiram de perto o desempenho, rendimento e técnicas de manejo. Para isso, a Embrapa Clima Temperado reuniu os materiais que gerou, com destaques para as cultivares Pelota, Bojurú, Firmeza, Atalanta e Taim. Serão apresentadas ainda cultivares de milho, sorgo e soja de melhor desempenho nas várzeas, oriundas da Embrapa e demais empresas privadas em atuação no Brasil.

A Expovárzea vai mostrar, também, as mais recentes inovações para o controle do arroz vermelho, uma das principais plantas invasoras da cultura do arroz - soluções como o plantio direto, o plantio de arroz pré-germinado, a rotação de culturas e o uso de modernos herbicidas, além da integração destas técnicas segundo as especificidades de cada produtor. Outro destaque é o manejo da resteva (resto da cultura) do arroz. Neste setor serão apresentados os avanços obtidos pela pesquisa. Entre as recomendações existentes, o destaque será a trituração da palhada que permanece após a colheita, com uma máquina desenvolvida para executar a tarefa. A trituração acelera a decomposição da palha e a formação de matéria orgânica no solo, além de permitir melhor drenagem superficial e abafar as plantas daninhas da área.

Além disso, estão programadas diversas demonstrações de técnicas de manejo integrado dos problemas fitossanitários da lavoura arrozeira, visando eliminar os danos econômicos desses agentes, diminuir os custos de produção e os impactos ambientais negativos decorrentes da aplicação de inseticidas, fungicidas e de herbicidas.

Jornalista: Antônio Herbelê (MTb 6160) Embrapa Clima Temperado Telefone: (53) 275-8113 Fax: (53) 275-8219 E-mail: sac@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/