01/04/01 |

Carro automático coleta dados no campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ninguém discorda que uma das funções do desenvolvimento tecnológico é trazer facilidades para os usuários. Na agricultura não é diferente. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um veículo de apoio à aquisição de dados em ambientes agrícolas, cuja função é levar ao campo equipamentos portáteis, como microcomputador, baterias, coletor de dados e sensores, utilizados para medir parâmetros de planta em vários estágios, entre eles o vigor e o estresse.

Realizar o levantamento desses dados com os instrumentos em funcionamento, apesar de portáteis, em culturas em estágio avançado, como milho e soja, é uma atividade penosa e ainda com alta possibilidade de perdas de dados. Com o carro, se torna possível fazer movimentos variados dentro das culturas, sem danificar as plantas e com menos risco de perder os dados. Atividades que levavam dois dias para tomada de dados estão agora sendo realizadas em pouco mais de meia hora.

O veículo de apoio é dirigido via controle remoto, por fio, utiliza perfis metálicos e motores elétricos, podendo ser construído com facilidade. Esta primeira versão mostrou grande potencialidade, com contribuição inédita para tomada maciça de dados para as práticas agrícolas da Agricultura de Precisão.

Jornalista Joanir Silva - MTb 19554 jo@cnpdia.embrapa.br Fone: (16) 274 2477 Fax: (16) 272 5958 Embrapa Instrumentação Agropecuária www.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/