01/04/01 |

Livro traz receitas à base de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tradicionalmente consumido no Oriente, a utilização do tofu, ou queijo de soja, na culinária vêm aumentando consideravelmente também no Ocidente. Por ser um alimento saudável e de alto valor protéico, apresenta importantes propriedades nutritivas, sendo, inclusive, um grande aliado na elaboração de alimentos dietéticos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem continuamente divulgando o uso da soja na alimentação humana. No dia 26 de abril, durante as comemorações do 28º aniversário da Empresa, será lançada pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento nova publicação com receitas à base de soja, o livro "Mais Saúde em Sua Vida - Cozinhando com Tofu". A obra, de autoria dos pesquisadores José Renato Bordignon, José Marcos Gontijo Mandarino e Mercedes Concórdia Carrão Panizzi, tem 47 páginas e traz 14 pratos salgados e quatro receitas doces que utilizam o tofu como ingrediente.

No Brasil, devido a uma significativa população de descendentes de imigrantes orientais, é possível encontrar tofu nos mercados, feiras livres e supermercados com uma certa facilidade. Apesar dessa oferta, esse alimento ainda é pouco utilizado na culinária doméstica.

O tofu é um alimento originário da China, introduzido no Japão pelos monges budistas, por volta do ano 600 DC. Mesmo com uma história tão antiga, o tofu ainda é um dos alimentos mais consumidos no Japão, China e Coréia. Atualmente, o Japão é considerado um dos países que mantém os melhores hábitos alimentares. Além de uma dieta equilibrada, os japoneses utilizam muitos produtos à base de soja, como tofu e alimentos fermentados. Essa dieta saudável tem influenciado no tempo médio de vida de sua população, que é de 83 anos para as mulheres e de 76 anos para os homens.

O hábito alimentar do ocidental propicia a incidência elevada de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por esses resultados, a Food and Drug Administration (orgão que regulamenta os usos de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) recomendou que, nos rótulos de produtos à base de soja, seja colocado em destaque que 25 g de proteínas de soja por dia são eficientes na redução do colesterol sangüíneo e do risco de ataques cardíacos.

Jornalista Alexandre Campos - MTb 4753/14/76 DF silveira@sede.embrapa.br Telefone - (61) 448-4247 Assessoria de Comunicação Social da Embrapa www.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/