01/05/01 |

Aula no campo: crianças aprendem como é feita colheita mecanizada de milho no Mato Grosso do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na próxima quarta-feira, dia 09 de maio, o técnico em agropecuária Adelmo dos Santos Poleze, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, ministrará uma aula prática sobre colheita mecanizada de milho a estudantes de 8ª série de uma escola agrícola de Três Barras – a 25km de Campo Grande/MS. Os alunos, que já receberam as informações teóricas sobre manejo de lavoura e uso de máquinas e implementos básicos, acompanharão as orientações do técnico da Embrapa durante a colheita de milho em área de 10 hectares.

"Além de colaborar com a escola pública, emprestando a máquina para o trabalho na propriedade, a Embrapa está despertando nas crianças o interesse pelas tecnologias nesse setor e pela continuidade da atividade agrícola, melhorando o nível do aprendizado, o que é muito gratificante", diz Poleze, que também é filho de agricultores e formou-se como técnico agrícola no segundo grau. A aula prática, que iniciará às 8h, repassará informações sobre a viabilidade econômica da colheita mecanizada, sobre noções básicas e funcionamento de automotriz, sistema operacional de automotriz, ajustes e regulagens, controle de perdas na colheita de grãos e sobre cuidados pós-colheita.

A Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo contribui para a formação educacional de jovens, filhos de trabalhadores rurais e produtores da região de Campo Grande. Segundo o diretor da escola, professor Moacir José da Silva, "a razão de ser da instituição é despertar no jovem o interesse em se fixar no campo. Mesmo recebendo toda a bagagem de informação do ensino formal que tem acesso o estudante urbano, o aluno da escola agrícola de ensino fundamental tem contato com conceitos téoricos e práticos do cotidiano rural, que servirão para ele na administração da propriedade agrícola familiar". Alguns alunos são originários de famílias de pequenos produtores que não dispõem de máquinas para agilizar os trabalhos na propriedade.

Nesse "dia de campo", a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MT) repassará sugestões de como utilizar implementos de fácil acesso e como construir ferramentas que auxiliarão o trabalho, além de sugerir aos jovens que pensem em formas de organização da comunidade para aquisição coletiva e uso conjunto de equipamentos que incrementarão a produção local. A escola agrícola de Três Barras promove essa atividade pelo segundo ano consecutivo. Ela é a única escola agrícola da rede municipal de ensino e está e situada na rodovia MS-040, quilômetro 10.

Informatização - Em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a escola agrícola implantou, há um mês, seu laboratório de informática. Utilizando os 20 computadores da escola, os alunos direcionarão o "cursor da informática" para conteúdos da agropecuária. A escola possui convênio pedagógico, também, com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp.

Jornalista: Thea Tavares Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 921-9971 – (34) 3311-1617 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Internet: http://www.cnpgc.embrapa.br Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/