01/05/01 |

Dia de Campo na TV passa a ser veiculado também pelo Canal Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Já a partir da próxima sexta-feira, 25 de maio, o programa Dia de Campo na TV será exibido também pelo Canal Rural. Com isso, milhares de assinantes da NET e da Sky em todo o Brasil passam a ter acesso a informação detalhada e precisa sobre as tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O Dia de Campo na TV, programa produzido pela Embrapa desde 1998, vem levando a todos os segmentos da sociedade informação agropecuária, agroindustrial e florestal qualificada.

Com uma hora de duração, o programa apresenta a cada duas semanas uma tecnologia pesquisada pelas diversas unidades da Embrapa. A transmissão é feita do estúdio da Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, em Brasília, ao vivo, via Embratel para todo o Brasil. A recepção se dá também por meio de antena parabólica (polarização horizontal, banda C, freqüência 3910 Mhz).

Logo após a apresentação de uma reportagem com o resumo da tecnologia a ser debatida, os pesquisadores e extensionistas envolvidos no trabalho respondem as dúvidas dos telespectadores, que participam por telefone, fax e Internet.

O tema do próximo programa é a correção da acidez de solos, processo conhecido como calagem, em Sistema Plantio Direto. A prática de calagem tradicional consiste em incorporar ao solo uma certa quantidade de calcário (rocha moída) para elevar o pH a um determinado valor. Esse procedimento envolve a utilização de aração e gradagem. Com o surgimento e adoção por parte de muitos agricultores do Sistema Plantio Direto, caracterizado pela semeadura feita sobre os resíduos da cultura anterior, a mobilização do solo passou a ser feita somente nas linhas de semeadura. A prática apresenta benefícios, como grande redução da erosão hídrica e aumento da matéria orgânica dos solos. Mas os solos sofrem natural e continuamente o processo de reacidificação, o que torna necessárias as aplicações periódicas de corretivos da acidez.

A Embrapa Trigo vem estudando, há oito anos, métodos alternativos à calagem convencional, com a aplicação do calcário na superfície dos solos, sem as operações de aração e de gradagem. Em áreas onde já se utilizava o Sistema Plantio Direto, algumas culturas, como soja e cevada, após vários anos de cultivo, tiveram aumento de rendimento de grãos, em razão da aplicação de calcário na superfície do solo.

Jornalista: Rafael Faria

Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia

Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@spi.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/