01/05/01 |

ABCZ, Fundagri, Fazu, Embrapa e ABS Pecplan lançam o Programa Touros do Futuro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quanto maior a quantidade de animais avaliados, quanto maior a precisão das informações, maior a diversidade dos animais dentro de cada raça e menor o intervalo de gerações, maior será o ganho genético anual no processo de seleção. Essa equação, tão simples quanto o princípio da "união faz a força", é a finalidade do Programa Touros do Futuro, lançado no dia 8 de maio na pista de julgamento da Expozebu 2001, em Uberaba/MG. O programa é uma parceria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), da Fundação Educacional para o Desenvolvimento de Ciências Agrárias de Uberaba (Fundagri), Faculdade de Zootecnia e Agronomia de Uberaba (Fazu), ABS Pecplan e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Esse trabalho intensificará o sistema de avaliação genética de bovinos, partindo da divisão de responsabilidades entre as instituições parceiras, nas diversas etapas do processo de identificação e avaliação do desempenho e seleção dos melhores touros jovens reprodutores para características de importância econômica, como a precocidade reprodutiva e de carcaça (produção de carne), sem desconsiderar características de funcionalidade (aprumos, por exemplo) e tipo ou padrão dentro de cada raça.

À ABCZ, que mantém em funcionamento o maior banco de dados sobre raças zebuínas existentes em todo o mundo, caberá, entre outras atribuições, promover a identificação, num universo de 30 mil animais nascidos a cada ano, dos 600 melhores que participarão do programa. À Fundagri e Fazu, o cuidado no manejo alimentar e sanitário dos animais selecionados, bem como a realização de provas de ganho de peso em confinamento e em pasto.

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), por sua vez, fará as análises estatísticas e genéticas para indicar os melhores animais e auxiliará cientificamente na definição dos critérios seletivos em todas as etapas do programa. Por fim, a ABS Pecplan realizará a coleta, industrialização e distribuição de sêmen dos touros do futuro. "A estratégia de atuação, montada para o Programa Touros do Futuro, certamente atrairá o interesse de uma grande quantidade de criadores, o que contribuirá, de forma mais significativa, para o melhoramento genético do rebanho brasileiro e o sucesso do programa", informa o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Rosa, da área de melhoramento animal. "Ao prever espaço para todas as raças zebuínas, não só a Nelore, mais importante hoje em pecuária de corte, o programa resultará, também, na preservação dessas raças e na sua melhoria genética", conclui o pesquisador.

Jornalista: Thea Tavares Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 921-9971 – (34) 3311-1617 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Internet: http://www.cnpgc.embrapa.br Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte\Carne 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/