01/05/01 |

Programa apresenta técnicas de correção de acidez de solos em Plantio Direto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, das 9h às 10h da manhã, vai tratar da correção da acidez de solos, processo conhecido como calagem, em Sistema Plantio Direto. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

A prática de calagem tradicional consiste em incorporar ao solo uma certa quantidade de calcário (rocha moída) para elevar o pH a um determinado valor. Esse procedimento envolve a utilização de aração e gradagem. Com o surgimento e adoção por parte de muitos agricultores do Sistema Plantio Direto, caracterizado pela semeadura feita sobre os resíduos da cultura anterior, a mobilização do solo passou a ser feita somente nas linhas de semeadura. A prática apresenta benefícios, como grande redução da erosão hídrica e aumento da matéria orgânica dos solos. Mas os solos sofrem natural e continuamente o processo de reacidificação, o que torna necessárias as aplicações periódicas de corretivos da acidez.

Deve-se, então, incorporar o calcário ao solo, por meio de aração e gradagens, pelo método padrão, mesmo perdendo os benefícios obtidos pela adoção do Plantio Direto, ou existe outra forma de corrigir a acidez?

A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) vem estudando, há oito anos, métodos alternativos à calagem convencional, com a aplicação do calcário na superfície dos solos, sem as operações de aração e de gradagem. Em áreas onde já se utilizava o Sistema Plantio Direto, algumas culturas, como soja e cevada, após vários anos de cultivo, tiveram aumento de rendimento de grãos, em razão da aplicação de calcário na superfície do solo.

No Dia de Campo na TV, os produtores conhecerão os detalhes da técnica. O programa é transmitido de Brasília para todo o País via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto.

O programa é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas durante o programa pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@spi.embrapa.br  
Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/