01/06/01 |

Programa quer erradicar doença de suíno

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores, agroindústrias, governo do Estado e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, estão anunciando um projeto para erradicar a Doença de Aujeszky em Santa Catarina. A doença, que afeta o rebanho de suínos, está crescendo no Estado e provoca a morte de leitões. O consumidor não corre nenhum risco, mas as perdas para o produtor e indústrias são significativas.

Além disso, a previsão dos técnicos é que a Doença de Aujeszky seja utilizada como barreira sanitária para a exportação da carne brasileira em breve, a exemplo do que acontece hoje com a febre aftosa. O acordo prevê estudos de controle da doença e vacinação do rebanho pelos próximos quatro anos. Estão participando do grupo de trabalho para erradicação da doença técnicos da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, Cidasc, Sindicato das Indústrias da Carne de Santa Catarina (Sindicarnes), Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Ministério da Agricultura e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC).

De acordo com a pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves, o controle da doença exigirá dedicação dos pesquisadores, técnicos e produtores catarinenses. O modelo será aplicado em Santa Catarina e depois poderá ser levado para outros estados do Brasil.

Jornalista: Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza (MTb/SC 00717) Embrapa Suínos e Aves Telefone: (49) 442-8555 Fax: (49) 442-8559 E-mail: jean@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/