01/06/01 |

Presidente da OIE estará em Concórdia no início da semana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da Organização Internacional de Epizootias (OIE), Romano Marabelli, estará na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SP), na próxima segunda-feira, a partir das 14h30min. Marabelli, que dirige a organização que define as regras da sanidade animal no mundo e congrega mais de 180 países, será o principal convidado da Reunião Técnica sobre Exigências Sanitárias do Mercado Internacional, que ocorrerá no auditório da Embrapa Suínos e Aves e conta ainda com as presenças do secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luís Carlos de Oliveira, e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais da Agricultura, Odacir Zonta.

Romano Marabelli, que é italiano, chega em Santa Catarina no sábado e participa na segunda-feira pela manhã de um evento em Florianópolis. Pouco depois do meio-dia, visita uma propriedade especializada em bovinocultura em Lages e em seguida desloca-se para Concórdia, um dos pólos brasileiros da suinocultura. Na Embrapa Suínos e Aves, Marabelli terá a oportunidade de conversar com representantes das agroindústrias e produtores. "Vamos apresentar ainda o que estamos fazendo para manter Santa Catarina livre da febre aftosa sem vacinação", adiantou Odacir Zonta.

A expectativa é de que a visita de Romano Marabelli possa abrir a Comunidade Européia para a carne suína brasileira, que no início deste ano conquistou o mercado da Rússia. O presidente da OIE também comanda o Ministério da Agricultura da Itália e já sinalizou com a possibilidade de recomendar a compra da carne suína brasileira a importadores italianos. O testemunho de Marabelli também será importante no momento em que o Brasil requerer um novo status sanitário em relação à febre aftosa na próxima reunião da Organização Internacional de Epizootias.

Durante a reunião técnica também serão assinados dois acordos entre a Embrapa Suínos e Aves e agroindústrias. O mais importante é o Programa de Controle/Erradicação da Doença de Aujeszki no Rebanho Suíno de Santa Catarina, contrato de cooperação técnica e financeira com o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne).

A Embrapa Suínos e Aves é uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Jornalista: Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza (MTb-SC-00717) Embrapa Suínos e Aves - Área de Comunicação Empresarial E-mail: tscolari@cnpsa.embrapa.br Telefone: (49)442.85.55 - Fax: (49)442.85.59  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/