01/06/01 |

Embrapa Hortaliças comemora 20 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Hortaliças, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai comemorar na próxima semana o 20° aniversário de sua criação, dando um presente aos visitantes. Estão programados para a semana de 26 a 28 de junho uma mostra das mais recentes tecnologias desenvolvidas pelo centro e uma Vitrine Tecnológica, com produtos plantados no campo experimental da Unidade.

Estarão expostas mais de 40 cultivares que já foram introduzidas no mercado, como a mandioquinha-salsa Amarela de Senador Amaral, uma nova cultivar com ciclo mais curto e mais produtiva e com características de qualidade e resistência a doenças. Os visitantes poderão também conhecer de perto a cenoura Alvorada, lançada no ano passado e que faz parte do projeto de melhoramento de cenoura, que se iniciou em 1976. Esta nova cultivar possui vantagens competitivas que serão percebidas diretamente pelo consumidor, como a presença de 35% a mais de pró-vitamina A, melhor qualidade interna e padrão uniforme de coloração.

Outro produto exposto é a cultivar de cebola Alfa Tropical, lançada recentemente. Ela oferece vantagens econômicas para o produtor, pois substitui o método tradicional de sistema de produção por bulbinhos, que é caro e trabalhoso. A nova cultivar de cebola resolve também um problema para os cebolicultores: a colheita na entressafra. Como uma nova opção, a Alfa Tropical permite abastecer o mercado justamente no período em que as importações de cebola argentina estão em alta.

Conquistando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros em função de suas propriedades nutricionais, a berinjela, hortaliça originária da Índia, também terá lugar na vitrine de tecnologias. Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o híbrido de berinjela Ciça tem se destacado pela alta produtividade, boa apresentação dos frutos e, principalmente, por contribuir para a sustentabilidade ambiental. Por ser mais rústica e resistente à antracnose e à podridão-de-fomopsis (doenças que normalmente causam severos danos à cultura), a berinjela Ciça necessita de um número menor de pulverizações, contribuindo para a diminuição dos custos de produção.

E em tempos de racionamento, a Embrapa Hortaliças apresenta sua contribuição para o esforço nacional que vem sendo feito para a redução do desperdício de energia elétrica e de água. Em fase de pré-lançamento, o Irrigás é um sistema de irrigação de fácil utilização e manuseio que permite ao agricultor conhecer o momento certo de irrigar.

A idéia central é que o Irrigás venha substituir paulatinamente o uso do tensiômetro, mais de vinte vezes mais caro. O novo sistema constitui-se basicamente de uma vela de filtro de cerâmica, um mangueira de plástico e uma êmbolo de seringa transparente. O custo do Irrigás não chega a R$ 5,00, dando a oportunidade para o grande e pequeno produtor de economizar e manter a qualidade de seus produtos.

Estas e outras tecnologias estarão expostas à visitação das 9 ás 17h entre os dias 26 e 28 de junho. A Embrapa Hortaliças está localizada às margens da BR 060 (Rodovia Brasília-Anápolis), na altura do Km 09, perto de Samambaia.

Embrapa Hortaliças: 20 anos semeando tecnologias e colhendo soluções.

Jornalista: Marina Campos Embrapa Hortaliças Telefone: (61) 385-9038 E-mail: mcampos@cnph.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/