01/06/01 |

Triticale pode ser a alternativa para a falta de milho na entressafra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O agricultor que plantar triticale nesta safra de inverno pode conseguir bom preço na época da colheita, que acontece normalmente no mês de novembro, no Rio Grande do Sul. O cereal, utilizado principalmente para a fabricação de ração animal, é uma alternativa para a escassez de milho na entressafra, que ocorre próximo do fim do ano.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está disponibilizando semente da cultivar BRS 203, lançada no ano passado. A variedade destaca-se pelo potencial de rendimento de grãos e pela resistência a doenças como fusariose e manchas foliares.

A cultivar BRS 203 é indicada para cultivo nos estados do Rio Grande do Sul (regiões tritícolas I, II, III, IV e V) e em Santa Catarina (todas as regiões). A cultivar é de ciclo precoce, resistente à debulha natural e ao crestamento; moderadamente resistente ao acamamento e moderadamente suscetível à germinação pré-colheita.

A lavoura de produção de semente básica da BRS 203 foi instalada no município de Seberi (RS), numa área de 65 hectares. De acordo com o gerente do Escritório de Negócios de Passo Fundo, Airton Lange, o rendimento obtido foi de 3.576 quilos por hectare, equivalente a 59,6 sacos por hectare, sendo superior aos materiais atualmente em cultivo.

Informações adicionais podem ser conseguidas no Escritório de Negócios de Passo Fundo da Embrapa Negócios Tecnológicos, pelo fone (54) 311.3666.

Jornalista: Magali Savoldi (MTb 8829/RS) Embrapa Trigo Fone: (54) 311.3444 Fax (54) 311.3617 E-mail: magali@cnpt.embrapa.br Notícias da Embrapa Trigo na internet: http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/