01/06/01 |

Abertas inscrições para curso sobre suplementação de bovinos em pastejo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A suplementação de bovinos em pastejo passou a ser uma importante alternativa tecnológica na competitiva atividade da pecuária de corte. O que anteriormente era tido como um adicional na alimentação do rebanho, recuperando ou mantendo peso animal em períodos de escassez de forragem, hoje é estratégia para o produtor que quer atingir índices elevados de produção em tempo mais curto (abate em torno de 23 a 30 meses). A suplementação entrou com força no sistema produtivo, tornando-o mais intensivo e garantindo retorno financeiro em espaço menor de tempo. Quem não suplementa, paga caro para manter o gado mais tempo no pasto e acaba abatendo animais acima de 36 meses.

"Os frigoríficos, de um modo geral, ainda não classificam o produto adquirido por qualidade de carcaça. Quando isso passar a ser uma realidade, a carne produzida em sistemas mais intensivos e com melhor acabamento terá mercado garantido", informa o pesquisador Luiz Roberto Lopes de S'Thiago, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. " Quem suplementa, por sua vez, reduz o ciclo produtivo e multiplica mais a produção por quantidade de área", completa o pesquisador.

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) realiza, nos dias 7 e 8 de agosto, um curso para técnicos das ciências agrárias (agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas), que atuam nas fazendas, sobre suplementação de bovinos em pastejo. O evento acontecerá na sede da Unidade, localizada na Rodovia 262, Km 04, Campo Grande/MS.

Na programação do curso, palestras sobre potencial e manejo de pastagens, princípios e procedimentos de suplementação, fórmulas de preparo de rações, suplementação em pastejo e visita a experimentos com animais suplementados. Os pesquisadores detalharão orientações sobre instalações adequadas para a suplementação, sobre os tipos de animais suplementados e as formas de suplementação tanto na seca quanto no período chuvoso, entre outras dicas.

Os organizadores reforçam a tese de que, sendo as pastagens o principal componente da alimentação na pecuária brasileira, "as tecnologias nas áreas de utilização e manejo das pastagens são fundamentais para a elevação dos índices de produtividade nos sistemas de produção, somadas à adoção de alternativas de suplementação no período seco e a estratégias adicionais no período das águas". As vagas são limitadas a 40 participantes e a taxa de inscrição custa R$ 130,00 (cento e trinta reais).

Jornalista: Thea Tavares Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 768-2023 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Visite nossa Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/