01/08/01 |

Embrapa leva novidades para produtores e consumidores na Expointer 2001

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No centésimo ano da Exposição Internacional de Animais do Rio Grande do Sul - Expointer 2001 - o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, apresentará novas tecnologias que irão beneficiar tanto produtores quanto consumidores brasileiros, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Expointer 2001 será realizada entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, em Esteio (RS). As tecnologias da Embrapa estarão expostas na Casa da Agricultura.

Uma das novidades é a Batata BRS-Liza, desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS). A cultivar, com potencial produtivo de 50 toneladas por hectare, é resistente à pinta negra e à requeima, as principais doenças foliares da cultura. Outra vantagem é a possibilidade de ser cultivada em todas as regiões do país, sendo, inclusive, capaz de concorrer com a holandesa Monalisa.

Para os apreciadores de um bom vinho, a Embrapa também promete novidades. Trata-se da cultivar BRS Lorena, própria para fabricação de vinhos brancos e espumantes tipo Asti. Ela é recomendada para cultivo na Serra Gaúcha e em regiões com similaridade climática.

Pela primeira vez os ovinos crioulos participarão de uma exposição como raça oficial. A Ovelha Crioula sobrevive há 400 anos e chegou ao Brasil juntamente com as missões jesuíticas. Além da carne, os produtores, sobretudo os de base familiar, utilizam a lã e a pele para confeccionar cobertores e tapetes. A Embrapa, por meio de seu banco de germoplasma, e os criadores, por intermédio de associações, evitaram que esta raça viesse a ser extinta.

Uma nova cultivar de soja, a BRS 211, própria para o plantio na região das Missões, também será lançada durante o evento. O material traz como vantagem a tolerância aos nematóides da galha, que atingem cerca de 20% das lavouras da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Rosa (RS), a nova cultivar apresentou rendimento médio de 3.437 quilos por hectare. A semente da BRS 211 já está sendo multiplicada por 100 produtores da Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil), e será comercializada na safra 2002/2003.

Já no ramo da suinocultura e avicultura, a Embrapa vai apresentar o granulômetro, equipamento que auxiliará os produtores a prepararem rações com partículas de milho com diâmetro ideal. Segundo cálculos da Embrapa Suínos e Aves, o uso da tecnologia pode proporcionar economia de R$ 4,86 por suíno terminado. Em relação à avicultura, somente na Região Sul, a economia pode chegar a R$ 1,72 por cabeça de frango de corte. Na expointer 2001, o granulômetro estará concorrendo ao Prêmio Gerdau, na categoria Inovação Tecnológica.

Para os pecuaristas, a Embrapa também tem novidades. Trata-se do Capim Massai, que pode ser ofertado a bovinos, eqüinos e ovinos, em todas as regiões do país. Quando comparado a outras cultivares de capim, apresenta melhor cobertura do solo, melhor persistência em solos com baixos níveis de fósforo, maior tolerância em áreas com grande concentração de alumínio e por ter mais resistência à cigarrinha-das-pastagens. O material já está sendo multiplicado.

O ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes e o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, visitarão a Expointer nos dias 30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro. No dia 30, Alberto Portugal receberá o Prêmio A Granja, concedido pela Revista A Granja à empresa, destaque na pesquisa agropecuária.

Serviço Exposição Internacional de Animais do Rio Grande do Sul - Expointer 2001 De 25 de agosto a 2 de setembro Horário de visitação - 8h às 20h Local - Parque de Exposições Assis Brasil - BR 116 - Km 13 Esteio - RS

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista da Embrapa na Casa da Agricultura Alexandre Campos – MTb 4753/14/76/DF  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/