01/08/01 |

Terapias alternativas vão melhorar a qualidade de vida dos funcionários

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Do-in, Tai Chi Chuan, Lian Gong, automassagem, dança de salão, Rio Aberto e outras técnicas farão parte da rotina dos 900 empregados, estagiários e prestadores de serviço

Há cinco anos Francisco Rodrigues Nascimento segue uma rotina de trabalho. Com vassoura, rodo, panos e baldes, cuida da limpeza dos corredores da sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, por onde passam mais de 900 funcionários todos os dias. Mas seu cotidiano será quebrado a partir da próxima terça-feira, dia 21 de agosto, quando terá contato, pela primeira vez, com novidades que nunca fizeram parte da sua vida: automassagem, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Do-In, Ioga, Rio Aberto, iridologia, massoterapia, quiropraxia, dança do ventre, Body Combat, ginástica laboral e técnicas diversas de relaxamento e combate ao estresse.

A idéia de investir em atividades práticas inovadoras partiu de um grupo de trabalho responsável pela melhoria da qualidade de vida dos funcionários. "As pessoas já estavam cansadas de palestras e procuramos então estimular a prática de comportamentos saudáveis por meio da demonstração de técnicas de cuidado com o corpo", explica Regina Lucia Ramos Lourenço, psicóloga e coordenadora do grupo. O projeto foi então apresentado para a Diretoria da Embrapa, que comprou imediatamente a idéia.

O resultado poderá ser conferido a partir da próxima terça-feira, quando tem início a Semana de Qualidade de Vida – O Despertar da Consciência Corporal, evento que vai tomar conta do hall de entrada da Sede da Embrapa, localizado no final da W3 Norte, até sexta-feira, dia 24. Serão montados 10 estandes, cada um contemplando informações e serviços variados, como medição de densidade óssea, medição da pressão arterial, iridologia, medição eletrônica dos niveis de energia vital, maquiagem, limpeza de pele, simulação de aposentadoria, massagem terapêutica, massoterapia, quiropraxia, nutricionista e vigilantes do peso.

"Queremos despertar a atenção das pessoas e estimular a procura por atividades que possam combater o estresse diário e a melhoria da saúde. As estatísticas americanas mostram que para cada dólar investido em promoção da saúde há um retorno de dois a cinco dólares em desempenho institucional", esclarece Regina Lucia. O grupo de trabalho vai estudar depois uma maneira de implantar dentro da Embrapa as técnicas mais procuradas e aceitas pelos empregados durante o encontro.

A única palestra de todo o evento acontecerá no primeiro dia, às 9 horas, com a show-woman Leila Navarro, presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano (Ipedesch). Leila tornou-se conhecida nacionalmente por sua irreverência e capacidade criativa para conduzir palestras sobre empreendedorismo, qualidade de vida, autodesenvolvimento e gestão do conhecimento.

Dança de salão - O auxiliar de serviços gerais Francisco Nascimento já decidiu: vai participar das demonstrações de automassagem e dança de salão. Mas ainda olha desconfiado para novidades como Tai Chi Chuan e Body Combat. "Quase tudo será novidade para mim. Vou espiar primeiro para ver como é, né?", arrisca ele.

A assistente operacional Izabel Cristina Silva, que trabalha oito horas na Secretaria de Cooperação Internacional, também demonstra entusiasmo. "Passo por momentos de estresse no dia-a-dia e acredito que algumas terapias poderão me ajudar. Vou experimentar fazer Tai Chi, Ioga, automassagem, dança do salão e ainda dar uma passadinha nos Vigilantes do Peso". Conheça algumas das atividades programadas:

Lian Gong: baseada na milenar ginástica terapêutica chinesa, que cultiva a saúde e a vitalidade. Mistura exercícios e artes marciais, com movimentos simples e de rápida execução combinados com respiração e concentração mental. Principais benefícios: tratamento de dores em geral (torcicolos, bursites, atrites, dores na coluna, joelho etc), melhora da circulação sangüínea e linfática, regulação das funções gastrointestinais, equilíbrio do sistema nervoso central, fortalecimento das funções cardiopulmonares etc.

Ginástica laboral compensatória: baseada na rápida combinação de movimentos e respiração. Principais benefícios: ajuda na reeducação postural, alivia o estresse, previne as lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), reduz a fadiga muscular e o número de acidentes de trabalho etc.

Yoga: prática milenar indiana que engloba exercícios físicos, respiratórios, concentração e relaxamento. Integra os planos existenciais do ser humano (mente-corpo-espírito), tendo como objetivo a realização espiritual. Principais benefícios: regulação do sistema respiratório e melhoria da postura corporal, contribuindo para o alívio de dores na coluna vertebral.

Tai Chi Chuan: tipo de esporte onde todos os movimentos são feitos com o corpo relaxado e a mente calma, porém concentrada. Praticar Tai Chi Chuan é entrar em harmonia consigo próprio, ao mesmo tempo que com o meio ambiente. Principais benefícios: relaxa a mente e o corpo, auxilia a digestão, acalma o sistema nervoso, além de ser benéfico para o coração e a corrente sangüínea.

Do-In: técnica de automassagem que atua através da estimulação de pontos estratégicos, de localização subcutânea, considerados pela tradição médico-oriental como representantes energéticos das forças que regulam os funcionamentos dos órgãos. Principais benefícios: relaxamento físico, alívio da ansiedade e do estresse, aumento da circulação sangüínea e linfática, estimulação do processo de cicatrização, alívio da dor, aumento do movimento das articulações, coadjuvante no tratamento das LER/DORT.

Rio Aberto: ginástica baseada na harmonia integral, incorporando as dimensões corporais, emocionais, mentais e espirituais de cada pessoa. Os instrumentos fundamentais desse trabalho são: movimento, meditação, respiração, som, massagem, harmonização dos centros de energia, dramatização e elaboração de conteúdos emocionais. Principais benefícios: desbloqueio da mente por meio da dança, flexibilidade, alongamento, mobilidade e equilíbrio nos movimentos corporais, relaxamento corporal e paz interior.

Dança de salão: meio de expressão natural e espontânea em que o corpo, integrando o ritmo e a música, ocupa a dimensão espaço-tempo. Cada ritmo se caracteriza por um passo básico único, inconfundível, como samba, tango, lambada, salsa, merengue, swing, bolero e valsa. Benefícios: exercício físico, relaxamento mental, liberação do corpo e de movimentos, estímulo à criatividade, integração social etc.

Automassagem: o corpo é uma unidade psicossomática. Cuidá-lo e manter a sua qualidade é uma atitude indispensável à saúde integral. Massageá-lo, exercitá-lo desde a camada mais exterior até a sua esfera energética é prática preventiva de doenças, normalizando o fluxo vital. Principais benefícios: relaxamento das tensões musculares, melhora da circulação sangüínea, maior oxigenação para os pulmões, restauração da sensibilidade corporal, equilíbrio e segurança.

Jornalista: Robinson Cipriano Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 ou 448-4247 E-mail: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/