01/08/01 |

Embrapa garante a qualidade de hortaliças minimamente processadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, desenvolveu uma tecnologia que garante a qualidade de hortaliças minimamente processadas. Com enfoque para brócolis, alface, couve e repolho, o projeto Desenvolvimento da Tecnologia de Processamento Mínimo em Hortaliças de Importância Econômica para o Brasil avaliou desde o preparo do produto até a comercialização, que envolve a embalagem bem como a vida de prateleira do alimento.

O diferencial dessa tecnologia é a redução da contaminação microbiana e a melhoria da qualidade sensorial e nutricional, através do estudo feito nos sistemas de sanificação, de armazenamento, envolvendo temperatura e atmosfera gasosa para a conservação dos vegetais minimamente processados, e de embalagem objetivando garantir um tempo maior de vida útil do alimento. Para isso, levou-se em consideração o comportamento respiratório de cada hortaliça. "As pesquisas envolveram todas as etapas da cadeia produtiva de vegetais minimamente processados. Resumidamente, avaliou-se a qualidade da matéria-prima, o preparo do produto, o armazenamento, o transporte e a comercialização", acrescenta Sérgio Cenci, Coordenador técnico do projeto.

O objetivo maior da implantação desta tecnologia é a redução de perdas de hortaliças frescas, contribuindo para a criação e sustentabilidade de empresas de pré processo de vegetais. A inserção deste projeto em empresas que atuam nesta área, levou à criação da Pro ver – Projetos & consultorias, que tem como finalidade a transferência de tecnologia sobre o processamento mínimo de hortaliças.

Jornalista: João Dias e Elisângela Santos Embrapa Agroindústria de Alimentos Telefone: (21) 2410-7488 E-mail: joao@ctaa.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/