01/08/01 |

Nova cultivar de soja vai beneficiar produtores das Missões

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os produtores de soja da região das Missões, no Rio Grande do Sul, conhecerão durante a Expointer 2001 a cultivar BRS 211, a ser apresentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e desenvolvida pela sua vinculada, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A vantagem dessa nova variedade é a tolerância aos nematóides de galha, um problema que vem preocupando agricultores daquela região há alguns anos e causando diminuição no rendimento das lavouras de soja. Cerca de 20% das lavouras da região Noroeste do Rio Grande do Sul já registraram problemas em função da praga.

A criação de cultivares para atender demandas regionais específicas é um dos objetivos do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS). Em áreas livres de nematóides de galha, a BRS 211 apresentou rendimento de grãos 2% maior que o da IAS 5 e 9% superior ao da Ocepar 14 – as duas testemunhas. Em Santa Rosa, o rendimento médio da nova cultivar foi de 3.437 quilos por hectare. A BRS 211 é resistente ao cancro da haste e ao oídio e suscetível à podridão parda da haste, à podridão vermelha da raiz, ao mosaico comum da soja e ao nematóide de cisto.

A semente será multiplicada por cerca de cem produtores ligados à Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil) na próxima safra. Na região indicada para cultivo devem ser beneficiados cerca de 2,2 mil agricultores e a semente estará disponível para comercialização para a safra 2002/03.

Jornalista Magali Savoldi magali@cnpt.embrapa.br Fone: (54) 311-3444 Embrapa Trigo www.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/