01/08/01 |

Expointer 2001 terá participação da ovelha crioula como raça oficial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Além de desenvolver novas tecnologias, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, também ajuda na preservação de espécies vegetais e animais. Durante a Expointer 2001, que será realizada em Esteio (RS), entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, o público poderá conhecer o trabalho de conservação da ovelha crioula lanada e a sua primeira participação na exposição como raça oficial.

A ovelha crioula é uma raça que traz benefícios para muitos produtores, sobretudo os de base familiar. A pele e a lã são utilizadas para a confecção de cobertores e tapetes. A sua carne também é utilizada na alimentação das famílias. A preservação da ovelha crioula deve-se ao trabalho da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS) e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), que criaram um banco de germoplasma, conservando sêmem e embriões congelados. Além disso, participam do projeto a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos (ABCOC).

Esse rebanho sobrevive há 400 anos e veio para o Brasil através das missões jesuíticas. Em todo o Brasil, há cerca de dez mil exemplares da raça, sendo que os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina reúnem 50% do rebanho.

Jornalista Alexandre Campos Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone - (61) 448-4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br www.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/