01/08/01 |

Congresso sobre gastronomia abre espaço para a qualidade da carne bovina de MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais de duas mil pessoas devem participar, de 14 a 17 de agosto, do XIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel), que acontecerá no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande (MS). O evento tem como tema a gastronomia no novo milênio. Paralelamente à programação congresso será realizado o I Fórum da Carne Bovina, no dia 16 de agosto, quinta-feira, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O objetivo do fórum é promover a carne produzida em Mato Grosso do sul, com enfoque nos cortes de dianteiro. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Ezequiel Rodrigues do Valle, faz a defesa do mercado de carne de dianteiro de animais jovens. Segundo ele, esta carne é comprovadamente tão macia quanto a dos cortes traseiros. Mato Grosso do Sul possui o maior rebanho de corte do País e sua capital, Campo Grande, o maior centro de comércio de bovinos (para seleção e corte). O Estado responde, ainda, por mais de 40% da exportação de carne do Brasil e pela geração de tecnologias para esse setor.

Na pauta do evento, pesquisadores da Embrapa e convidados vão repassar informações aos empresários sobre sistemas de produção e qualidade da carne bovina, seu valor nutricional, manuseio e forma de preparo dos cortes. Durante o fórum haverá degustações de carnes da Embrapa, da Associação de Criadores de Brangus, da Associação Sul-matogrossense de Produtores de Novilho Precoce e do mais recente produto lançado no mercado de carne bovina: o vitelo pantaneiro.

Vitelo – Duas reuniões na Embrapa Gado de Corte, nesta semana, darão prosseguimento ao programa de produção do vitelo pantaneiro, idealizado pelo fazendeiro da região e músico Almir Satter e lançado pelo Instituto do Parque do Pantanal (IPP), em parceria com o Ministério da Agricultura e do Abastecimento e a Embrapa.

A primeira reunião ocorrerá no dia 15 de agosto (quarta-feira), às 14 horas, e reunirá técnicos para nivelar conceitos, discutir o processo de criação animal e definir procedimentos de produção do vitelo pantaneiro (VITPAN). A segunda, que contará com a participação dos 20 produtores escolhidos para o programa, acontecerá no dia 16 de agosto (quinta-feira), às 8h30. O objetivo é repassar aos pecuaristas os procedimentos definidos pela equipe técnica para o funcionamento do projeto do VITPAN, cujas bases encontram-se no Programa Embrapa Carne de Qualidade.

Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 768-2023 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/