01/08/01 |

Moradores de favelas cariocas vão aprender a plantar seus próprios alimentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro e de Niterói vão participar neste final de semana (1 e 2 de setembro) do Seminário de Agricultura Urbana, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo do evento é apresentar aos moradores de favelas a proposta de construção de hortas comunitárias nessas localidades, com o apoio de técnicos da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro) e de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O projeto de agricultura urbana desenvolvido pela Embrapa pretende fazer com que os moradores de favelas utilizem os espaços domésticos e públicos para a produção de alimentos e plantas medicinais e ornamentais. Com isto, criam-se alternativas às ações marginais, principalmente para os jovens. As comunidades que participarem do projeto vão aprender técnicas de plantio, de transformação de lixo orgânico em compostos para a fertilização dos solos e vão aprender também a utilizar recipientes plásticos na produção de mudas.

A agricultura urbana, além de contribuir na prática para o meio ambiente e para a saúde da população (que passa a comer alimentos mais saudáveis), melhora a qualidade de vida das pessoas com a formação de microclimas, alimentação diversificada e criação de espaços verdes.

Já confirmaram presença no evento as comunidades de Vargem Grande, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Também vão participar algumas comunidades e representantes da prefeitura de Niterói, que pretende adotar o projeto em áreas de favelas do município.

Jornalista: Ana Lúcia Ferreira (MTB 16913/RJ) Embrapa Agrobiologia Telefone: (21) 2682-1500 r: 245/237 / (21) 9655-5020 E-mail: analucia@cnpab.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/