01/08/01 |

Universidade de Pelotas utiliza tomógrafo para solos desenvolvido pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Tomógrafo Computadorizado de Raio-X e Gama para Solos, desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, já está funcionando no Laboratório de Tomografia Computadorizada para Solos da Universidade Federal de Pelotas (RS). O equipamento é o terceiro em operação no Brasil na área de solos e foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) especialmente para a aquela universidade.

Utilizando a mesma técnica do aparelho para fins médicos, o tomógrafo para solos permite a verificação da densidade global (estudos de compactação e selamento superficial), umidade e estudos sobre a infiltração de água. O equipamento ainda permite outras aplicações, como verificação da qualidade de frutos, estudos da densidade da madeira, germinação de sementes e crescimento radicular.

A Universidade e a Embrapa firmaram, no início de agosto, um convênio de cooperação técnico-científica, prevendo a aplicação dos métodos e técnicas da tomografia computadorizada de Raio-X e gama em solos, aplicação e desenvolvimento de equipamentos e sensores para potencial redox, umidade e temperatura em solos e várzeas.

O acordo ainda prevê cooperação no desenvolvimento e aplicação de técnicas e equipamentos para determinação de matéria orgânica em solos de várzea e a colaboração ao programa de pós-graduação em Agronomia, com intercâmbio de estudantes, desenvolvimento de instrumentos e automação de sistemas, realização de cursos e seminários.

Jornalista: Joanir Silva Embrapa Instrumentação Agropecuária Telefone: (16) 274-2477 E-mail: joanir@cnpdia.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/