01/08/01 |

Uso racional da água é tema de Congresso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A demanda de água aumentou seis vezes, enquanto que a população cresceu três. Em nível mundial ou no Brasil, o grande consumidor é a agricultura. Para discutir sobre novas tecnologias e o uso eficiente da água levando-se em conta os aspectos ambientais, será realizado de 27 a 31 de agosto, em Fortaleza(CE), o XI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem e o 4º Inter-regional Conference on Enviroment Water.

O tema do evento abordará o "Uso competitivo da água e a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da agricultura irrigada" por meio de palestras e mini-cursos que acontecerão durante a realização do congresso. A promoção é da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem-ABID.

Segundo Helvécio Saturnino, coordenador do congresso, entre as inúmeras vantagens de um manejo racional da irrigação está o aumento da capacidade competitiva pela maior produção e uma maior estabilidade e maior concentração espacial da produção, facilitando a formação de pólos de desenvolvimento. Ele ressalta ainda que a geração de empregos permanentes é outro fator de destaque , sendo de quatro a seis por hectare no setor hortícola e dois a quatro por hectare na fruticultura.

Com relação à eficiência do uso da água, Helvécio diz que atualmente a eficiência média nacional de aplicação da irrigação é de 60%,. Se for elevada para 65%, isso representará uma economia da ordem de 2 bilhões de m 3, volume que poderia abastecer uma população equivalente a existente em Belo Horizonte(MG).

Palestras e cursos - A primeira conferência que acontece no dia 28 será sobre os "Aspectos ambientais, sociais, econômicos e científicos sobre o uso da água", com a participação de Alberto Duque Portugal, Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Bart Schulz, presidente da International Comission on Irrigation and Drainage(ICID), Thales Sampaio , Diretor da Companhia de Pesquisa dos Recursos Minerais(CPRM), Renato Frota, professor da Universidade Federal do Ceará e Paulo Afonso Romano, consultor da Secretaria de Recursos Hídricos e da Agência Nacional de Águas. Ainda no dia 28, haverá outra conferência sobre os "Desafios da Agricultura Irrigada: do Combate a Pobreza à Prosperidade".

No dia 29 serão proferidas conferências sobre os seguintes temas: "Estratégias de Planejamento e Manejo para Conservação de Solo e Água; "Uso futuro e disposição de Águas de Baixa Qualidade" e "Alternativas para Agricultura Irrigada em um Cenário de uso Competitivo da Água".

Para o dia 30 estão previstos temas como: " O desenvolvimento Tecnológico e o Futuro da Agricultura"; "Medidas Preventivas contra a Seca e a Desertificação" e "A ANA e a Gestão dos Recursos Hídricos para a Agricultura Irrigada". Os palestrantes são pesquisadores e técnicos de órgãos como: Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Embrapa, Associação de Plantio Direto, Secretaria de Recursos Hídricos, entre outros.

Inscrições e informações sobre o evento: Secretaria Técnica da Funarbe- ABID, pelo telefone: (31) 3891-3204, e-mail abid@funarbe.org.br ou site www.funarbe.org.br/conird

Jornalista: Rosângela Evangelista(Mtb 764/DF) Assessoria de Comunicação da Embrapa Telefone: (61) 4484247 E-mail: angel@sede.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Irrigação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/