01/08/01 |

Núcleos fortalecem ação da pesquisa sobre caprinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Já estão em ação os núcleos temáticos de pesquisa Produção de Carnes e Peles Caprina e Ovina de Qualidade e Produção de Leite de Cabra e Derivados de Qualidade, criados no primeiro semestre deste ano na Embrapa Caprinos (Sobral-CE). Eles nasceram a partir da orientação do pesquisador Maurício Antônio Lopes, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), que em março deste ano participou de um seminário interno sobre a programação de P&D naquela unidade.

Os núcleos têm como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio da carne e da pele de caprinos e ovinos, e do leite de cabra. "Eles vão permitir o desenvolvimento das ações de pesquisa por meio de processos, que facilitarão a geração e a transferência de novas tecnologias", diz Vânia Rodrigues Vasconcelos, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos.

Foco de ação – O Carne de Qualidade tem um portfólio de nove projetos, e o foco de ação do núcleo atua em sete frentes: o estabelecimento de sistemas de produção e de tecnologias para o processamento de carne e pele, considerando o trinômio genótipo-ambiente-mercado; certificação de produtos originados de carnes caprina e ovina; uso da biotecnologia para o aumento das cadeias produtivas da carne e da pele; soluções para os desafios e as limitações das cadeias produtivas da carne e da pele; desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental para o uso sustentável dos ecossistemas à produção de caprinos; fortalecimento e introdução da agricultura familiar no agronegócio; e o estabelecimento de metodologias para o rastreamento da carne e da pele de caprinos e ovinos.

Como impactos sociais, econômicos e ambientais, o núcleo espera a fixação do homem à terra, o aumento na oportunidade de emprego e renda, o aumento da qualificação da mão-de-obra, a diversificação da dieta humana em proteína animal, a diversificação da economia regional, a viabilidade econômica da propriedade rural, o aumento da competitividade da carne e da pele, o fortalecimento das alianças mercadológicas, satisfazer a demanda por produtos de origem animal e de natureza orgânica e o uso racional de recursos naturais renováveis.

O foco de ação do Leite de Cabra de Qualidade, que tem três projetos, também trabalha sete pontos. Cinco têm o mesmo objetivo do núcleo de carne, e dois diferem. Um busca o incentivo à parceria, com o objetivo de organizar as bacias leiteiras em todo o País. O outro visa à validação e uma melhor dinâmica dos processos tecnológicos que serão oferecidos à cadeia produtiva.

A diminuição da mortalidade infantil, sensibilização da sociedade para o consumo de produtos derivados do leite de cabra, maior produtividade e melhor qualidade dos produtos, ampliação do uso do leite de cabra na indústria de comésticos, maior disponibilidade de áreas para preservação ambiental, e seqüestro de gás carbônico são os principais impactos sociais, econômicos e ambientais esperados pela ação desse núcleo.

Jornalista: Alexandre Campos Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Caprinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/