01/08/01 |

Embrapa, Sebrae e UFRR lançam Amazontech

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um mega evento deverá reunir, em novembro, em Boa Vista (RR), empresas públicas e privadas com um objetivo comum: promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Trata-se do Amazontech – Novos Rumos para Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis, que será lançado na próxima terça-feira, dia 21, às 10h30min, na Sede do Sebrae Nacional (W3 Norte, quadra 515). O evento é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, do Sebrae e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O Amazontech será um evento com dimensões empresariais, educativas, tecnológicas e científicas, de abrangência multiregional e internacional. Tem seu foco centrado no desenvolvimento e uso da tecnologia visando à melhor utilização dos recursos naturais e renováveis da Amazônia.

Em uma área de 16.860 metros, serão expostos produtos, serviços, projetos, novas tecnologias, publicações, cursos, palestras e demonstrações de processos produtivos de empresas privadas e instituições governamentais e ONGs. Estão previstos também uma "rodada de negócios", que visa incrementar a viabilidade econômica da região; uma "rodada de projetos", que promoverá a aproximação de instituições científicas e organizações financeiras governamentais e não-governamentais; palestras sobre os mais variados temas; cozinha experimental; lançamento de concurso; painel e apresentações artísticas e uma vitrine tecnológica, com uma mostra de experimentos voltados para o desenvolvimento de agronegócios, realizada pela Embrapa.

No lançamento do evento em Brasília, estarão presentes o presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, o presidente do Sebrae, Sérgio Moreira, e o reitor da UFRR, Ene Glória. O Amazontech está previsto para o período de 20 a 25 de novembro.

Amazônia - Amazônia brasileira ocupa 61% do território nacional, com seus 510 milhões de hectares, tem uma cobertura vegetal equivalente a 22% da reserva florestal do planeta e seu reservatório de água doce detém 20% do total disponível na Terra. Possui extensa área de densa floresta tropical, alta diversidade de espécies animais e vegetais, distribuídas numa grande variedade de ecossistemas terrestres e aquáticos, traduzindo-se, assim, em um enorme potencial econômico e de recursos genéticos no presente e no futuro.

O interesse econômico na região, resultante de suas potencialidades naturais, traduz-se em diversos projetos e programas de instituições nacionais e internacionais na busca de soluções equilibradas. Para a concretização desses projetos, são necessários investimentos científicos e tecnológicos, aliados a uma nova postura em relação ao meio ambiente que venha, também, beneficiar diretamente o homem. Segundo os promotores do evento, o Projeto Amazontech assume, por isso, uma importância ímpar, no que concerne ao desenvolvimento sustentável de toda a região Amazônica.

Jornalista Elisângela Santos (Mtb: 19.500) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448 4012/ 4113 E-mail: elis@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/