01/07/01 |

Programa mostra como combater o carrapato e a tristeza parasitária em bovinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), vai tratar do controle estratégico de carrapatos e tristeza parasitária. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Uma infestação de carrapatos no rebanho é motivo de muita dor de cabeça e prejuízos para o produtor. Esses pequenos ácaros tiram o sangue do bovino e o lucro da propriedade. Uma única fêmea é capaz de sugar cerca de 0,5 ml de sangue por dia.

Com uma infestação de 200 fêmeas (considerada pequena), uma vaca pode perder até um litro de sangue em apenas duas semanas. Além disso, os parasitas provocam coceira, irritando os animais. O resultado é menos leite na hora da ordenha. E os carrapatos ainda provocam uma doença chamada tristeza parasitária, que compromete o crescimento dos bezerros. Os parasitas inoculam no bovino o protozoário Babésia, que causa a doença, cujos sintomas são febre alta, anemia, apatia, falta de apetite e enfraquecimento.

No próximo Dia de Campo na TV o telespectador vai conhecer técnicas recomendadas pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) para o controle dos parasitas, com operações adequadas de banho, pulverização ou aplicação de carrapaticidas, nas épocas e em intervalos corretos, levando em consideração o ciclo dos carrapatos nos bovinos.

O programa é transmitido do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa também é exibido pelo Canal Rural (NET e Sky).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@sct.embrapa.br ou marluce@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/