01/07/01 |

Cientec 2001 vai mostrar potencial do pólo tecnológico de Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Demonstrar ao país o estágio de desenvolvimento científico e tecnológico de Campinas e região, bem como a potencialidade de sua indústria de produção de bens e serviços: estes são os principais objetivos da Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cientec 2001), que será realizada de 24 de agosto a 2 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Cientec 2001, que pretende ser um dos eventos nacionais mais visíveis na área de ciência, tecnologia, indústria e serviços tecnológicos, foi idealizada pelo Fórum dos Dirigentes das Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento de Campinas e Região. O Fórum, uma entidade que congrega as onze principais instituições de investigação científica e tecnológica sediadas na região, é presidida pelo reitor da Unicamp, Hermano Tavares.

Além da Unicamp, tomam assento na entidade os dirigentes da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Biológico (IB), Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Tecnológico para Informática, Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Segundo os idealizadores da Cientec 2001, a importância dessas instituições faz da região de Campinas um pólo diferenciado no cenário brasileiro e latino-americano. A região é responsável por 9% do PIB nacional e seu leque produtivo é dos mais amplos, alcançando desde áreas tradicionais como automotiva, têxtil, metalúrgica, alimentícia, petroquímica e farmacêutica até a indústria de ponta no campo das telecomunicações, da eletrônica, da informática e da química fina.

"Apesar da pujança, a região continua carecendo de iniciativas que evidenciem sua potencialidade enquanto pólo produtor de bens e serviços tecnológicos. É para suprir essa lacuna que surge a Cientec 2001, que esperamos tenha continuidade no futuro", diz o presidente do Fórum. Antes mesmo do lançamento público do projeto, a Mostra já conta com dois grandes patrocinadores — a Petrobras e a Telefónica — e uma entidade colaboradora, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O lançamento é o tiro de largada para a busca de novos patrocinadores, colaboradores, apoiadores e expositores. As empresas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (19) 3254.7666, pelo fax (19) 3254.7602 ou pelo e-mail cientec@cientec2001.com.br.

A Mostra ocupará dois grandes ambientes, num total de 22 mil metros quadrados, no complexo compreendido pelo Ginásio da Unicamp e adjacências. No interior do Ginásio o público vai encontrar uma grande exposição temática de pesquisa científica e tecnológica, a cargo das onze instituições, distribuída em três eixos: tecnologia, ambiente, e vida e saúde. Na área externa, distribuídos por cerca de 12 mil metros quadrados de espaço livre, um sistema orgânico de pavilhões abrigará uma vasta Mostra de Produtos e Tecnologia, basicamente composta por expositores industriais e do setor de serviços.

Ao mesmo tempo, durante dez dias, a Cientec 2001 se tornará um grande cenário de discussões, debates, seminários, palestras e eventos culturais para diferentes públicos, nos anfiteatros do Centro de Convenções da Unicamp e espaços adjacentes. A expectativa dos organizadores é de que o evento seja visitado por um público entre 80 mil e 100 mil pessoas

Jornalista: Eliana Lima Embrapa Meio Ambiente Telefone: (19) 3867-8708 E-mail: elima@cnpma.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/