01/07/01 |

Florescem os primeiros girassóis coloridos do DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os primeiros girassóis coloridos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, começam a florescer no Distrito Federal. Eles foram plantados em abril na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte, e a previsão é de que o canteiro esteja florido na próxima quinta-feira, dia 5 de julho, quando será apresentado para a imprensa, a partir das 9 horas.

As flores podem ter nove cores diferentes: vinho, rosa, rosa claro, amarelo limão de centro claro, amarelo limão de centro escuro, mesclado, ferrugem e em forma de raio de sol (amarelo limão e rosa). Trata-se de híbridos e variedades que estão sendo criados por meio de cruzamento genético tradicional e que possibilitarão aos produtores brasileiros nova opção de mercado: jardinagem e floricultura.

Com a pesquisa, a Embrapa pretende colocar à disposição de pequenos produtores novas opções de cultivo rentável. Hoje os plantios de girassol estão concentrados, em grande parte, em propriedades de médio e grande porte, nas regiões Sul e Centro-Oeste, e são destinados à produção de óleo e de grãos para atender ao mercado de alimentos para pássaros. Para se obter as novas variedades foram feitos cruzamentos com materiais desenvolvidos pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa e adaptação às condições de clima, além de alterações na arquitetura da planta, tornando o caule mais fino e as flores menores.

O girassol colorido poderá ser utilizado na composição de ramalhetes, com uma flor por haste, e podem durar até 10 dias no vaso com água. Também podem ter várias flores por haste, para serem utilizados em jardins e arranjos como ikebana. Girassóis coloridos já são cultivados nos Estados Unidos e Europa e vêm sendo utilizados em grande escala, atendendo, sobretudo, às tendências da moda. O produto também foi considerado a planta-símbolo do Novo milênio, o que também vem aumentando a sua demanda.

As cultivares americanas e européias, no entanto, não se adaptam às condições brasileiras, sendo muito suscetíveis a doenças. Com a criação de cultivares genuinamente nacionais, as novas plantas coloridas adaptam-se a todas as regiões do País. Previstas para entrarem no mercado no segundo semestre de 2002, as sementes das nove variedades estão passando por nova etapa de melhoramento e posterior produção de sementes.

Os produtores interessados em adquirir sementes devem entrar em contato com a Embrapa Soja, pelo e-mail sac@cnpso.embrapa.br, ou pelo telefone (43) 371-6000. Já as pessoas que quiserem conferir de perto os girassóis coloridos aqui em Brasília poderão visitar a Vitrine de Tecnologias da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte, de segunda a sexta-feira, de 9 às 11 horas e de 14 às 16 horas.

Jornalista: Sandra Zambudio e Robinson Cipriano Assessoria de Comunicação Social da Embrapa E-mail: zambudio@sede.embrapa.br Fone: (61) 448-4012 www.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/