01/07/01 |

Embrapa tem novo Diretor Executivo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O engenheiro agrônomo Bonifácio Hideyuki Nakasu toma posse na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, como novo Diretor Executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nakasu foi, durante quatro anos, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS). É PhD em fruticultura. Assume o cargo anteriormente ocupado por Elza Ângela Battagia Brito da Cunha, que continuará chefiando a Secretaria de Propriedade Intelectual (SPRI) da Embrapa.

Bonifácio Nakasu nasceu em Atibaia (SP) e formou-se em Agronomia em 1967, pela Escola de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade de Pelotas (UFPel). Concluiu o curso de mestrado em Horticultura/Fitotecnia em 1973, na Rutgers University, New Brunswick, New Jersey (EUA); e o de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas em 1977, também na UFPel. Nos anos de 1981 e 1982 realizou curso de curta duração no Institut National de Recherches Agronomiques, em Bordeaux (França), e em 1994, por três meses, no Japão, através do Training Program for Japanese Descendant Investigator da Japan International Cooperation Agency.

Desde 1968 exerce as funções de melhorista de frutíferas - inicialmente na Estação Experimental de Pelotas do Ministério da Agricultura e atualmente na Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), onde é Chefe Geral desde 1997.

Foi coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Fruteiras de Clima Temperado de junho de 1983 a junho de 1985. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura na gestão 1993/1994 e membro da Câmara de Fruticultura do Procisur (Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário do Cone Sul) e da Scientific Research Society Sigma XI dos EUA. Atualmente é coordenador para América do Sul do Working Group of Growing Temperate Zone Fruits in the Tropics and Subtropics da International Society for Horticultural Science. É membro do Conselho Consultivo da International Society for Horticultural Science, do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Fruticultura, da Comissão Técnica do Programa 17 (Sistemas de Produção de Frutas) e do Comitê Gestor de P&D da Embrapa.

Participou da criação de 27 cultivares de pessegueiro para mesa, 28 para indústria, quatro cultivares de pessegueiros de dupla finalidade e cinco cultivares de nectarineira, que são plantadas no Rio Grande do Sul até o Paraná e microregiões de São Paulo e Minas Gerais - algumas dessas cultivares estão sendo usadas em programas de melhoramento não só no Brasil, como no México e EUA.

Foi agraciado em 1996 com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, conferido pela Embrapa; e em 1995 como Destaque Agronômico na área de Pesquisa, conferiodo pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas. Publicou cerca de 100 trabalhos científicos e técnicos, como autor ou co-autor e em julho de 2001 foi designado Diretor Executivo da Embrapa.

Jornalista: Robinson Cipriano Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 E-mail: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/