01/07/01 |

Pêssego em calda ganhará padrão de qualidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Empresários do setor conserveiro de Pelotas (RS) e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), numa iniciativa inédita, reúnem-se nesta quarta-feira (11) para elaborar padrões técnicos de qualidade para o pêssego em calda produzido na região. No encontro, técnicos de mais de 10 empresas filiadas ao Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindcopel) e especialistas, começam a elaborar normas para definir o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) do produto, medida que vai valorizar o pêssego brasileiro, além de oferecer maior segurança ao consumidor.

A indústria da região (responsável pela produção de mais de cerca de 45 milhões de latas na atual safra) perde em competitividade porque não conta com padrão capaz de facilitar as negociações do pêssego em calda nacional. Em Pelotas não existe homogeneidade nos produtos dos diversos fabricantes. Há, por exemplo, classificações como extra ou especial, baseadas no tamanho do fruto, mas que não definem as características objetivas de qualidade (como homogeneidade de cor). Por isso a necessidade de elaborar o PIQ, ferramenta básica para o setor, mais tarde, obter o Selo de Qualidade, que garantirá ao consumidor produtos diferenciados pelo sabor, textura, aparência e tipo de embalagem, com amplas possibilidades de exportação para mercados exigentes.

A reunião será no Laboratório de Pós-colheita e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Clima Temperado, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. O pesquisador João Luiz Vendruscolo explica que as empresas apresentarão seus produtos e, a partir de análises sobre cada uma das amostras, será possível dar início aos trabalhos de padronização. "Neste primeiro encontro os técnicos demostrarão os padrões internos de suas empresas para posterior consenso de tipos de produtos, que deverão ser adotados por todas as demais indústrias filiadas ao sindicato", explica Vendruscolo.

Jornalista: Deva Rodrigues Embrapa Clima Temperado Telefone: (53) 275-8100 / 275-8113 E-mail: deva@cpact.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/