01/07/01 |

Dia de Campo na TV vai mostrar técnicas para recuperar ou renovar pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 20 de julho, das 9 às 10 horas, vai tratar da recuperação e renovação de pastagens degradadas. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

A degradação das pastagens é um dos maiores problemas da pecuária brasileira. Estima-se que 80% dos 50 a 60 milhões de hectares de pastagens cultivadas do Brasil Central, que respondem por 55% da produção de carne nacional, encontram-se em algum estágio de degradação. A produção animal em uma pastagem degradada pode ser seis vezes inferior à de uma pastagem recuperada ou em bom estado de manutenção. Causada por diversos fatores, entre eles má escolha da espécie forrageira, má formação inicial, falta de adubação de manutenção e manejo inadequado da pastagem, a degradação precisa ser revertida para garantir a produtividade e a viabilidade econômica da pecuária.

No Dia de Campo na TV o telespectador vai conhecer técnicas recomendadas pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MT) para evitar a degradação ou resolver o problema em caso de pastagens já degradadas: como escolher a espécie mais adequada de forrageira; realizar a correção, preparo e conservação do solo; obter uma boa formação de pastagem; escolher a época e o métodos de plantio recomendados; realizar o controle de invasoras, entre outros aspectos.

O programa será transmitido do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) para todo o País, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa também será exibido pelo Canal Rural (NET e Sky).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@sct.embrapa.br ou marluce@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/