01/07/01 |

Embrapa Gado de Corte tem novo Chefe-Geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acaba de indicar para dirigir a Unidade Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), no quadriênio 2001/2005, o engenheiro agrônomo Antônio Batista Sancevero. A solenidade de posse será no dia 3 de agosto (sexta-feira), às 10 horas, na sede da Empresa, em Campo Grande, MS. Sancevero será empossado pelo presidente da Embrapa, com a participação de convidados da área política do Estado, lideranças do setor agropecuário, funcionários da Empresa e outras autoridades.

Antônio Sancevero é paranaense, nascido em Londrina. É casado, tem 55 anos e 30 de carreira profissional. Formou-se em 1970 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – USP, Piracicaba, SP, concluiu o mestrado em Zootecnia na área de Produção Animal em 1973, pela Universidade Federal de Minas Gerais e obteve o título de doutor em Zootecnia na área de Melhoramento Animal em 1988, pela Universidade Federal de Viçosa, MG.

Trabalhou na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) como pesquisador durante quinze anos, implantou a Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC, onde foi Chefe Adjunto Técnico por três anos, dedicou treze anos à iniciativa privada exercendo cargos de gerente e diretor de agropecuária, tendo implantado programas de melhoramento genético de bovinos da raça nelore e suínos e, atualmente, atua na Embrapa, no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, como consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O novo Chefe-Geral liderou vários projetos estratégicos de pesquisa, estruturou programas de cruzamento em bovinos, de melhoramento genético de suínos, trabalhou em processos de gestão tecnológicas no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa e, a partir de 2000, passou a integrar a equipe do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte (GENEPLUS). Sancevero, que teve trabalhos premiados, procurou manter estreitos vínculos com atividades de pesquisa e ensino, participando em diversos projetos de pesquisa e na orientação de estudantes de pós-graduação. Foi membro da Comissão Técnica do Programa de Sistemas de Produção Animal de 1994 a 2000 e, em suas atividades, sempre procurou intensificar a captação de recursos por projetos, obtendo resultados significativos.

Propostas de trabalho - São muitos os desafios do novo administrador de um Centro de abrangência nacional, por exemplo, o de superar dificuldades financeiras para o desenvolvimento da sua missão e de atender a demandas de mercado. "Esforço especial será dedicado para que a Unidade desempenhe o papel de estruturar uma rede nacional de pesquisa e desenvolvimento da cadeia produtiva de carne bovina", diz Antônio Sancevero, que chega com disposição para implementar projetos em regiões estratégicas e áreas de pesquisa envolvendo a biotecnologia e impactos ambientais, desenvolver ações de parcerias, planejar, organizar e executar atividades de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia, criando Núcleos Temáticos.

Com a criação de equipes de pesquisadores atuando em áreas afins, os chamados Núcleos Temáticos, explica Sancevero, "o programa de pesquisa da Unidade deverá ser reformulado em função das demandas identificadas e da possibilidade de iniciar novos projetos que possam contribuir para abrir novas áreas de negócio para a Empresa".

O mercado pecuário brasileiro responde por cerca de 14% da produção mundial de carne bovina e a perspectiva é de crescimento do setor, principalmente, para a pecuária do Brasil Central. Como Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, a Unidade deverá dar respostas para o crescimento do setor, implementando mudanças de realinhamento em suas estratégias de planejamento, organização e execução das atividades em pesquisa e desenvolvimento.

Alguns programas de pesquisa, em execução, deverão ganhar força, como o Programa Embrapa Carne de Qualidade, o de plantas forrageiras - gramíneas e leguminosas - métodos de identificação de bovinos que têm por objetivo dar suporte à rastreabilidade, desenvolvimento de vacina contra o carrapato, entre outros. Novas linhas de pesquisa e envolvimento com outras entidades para execução de trabalhos deverão ser aceleradas, como a participação da Embrapa e de seus pesquisadores na criação do laboratório de couro a ser instalado nas dependências da Empresa.

Em relação à administração do Centro, Sancevero pretende renovar em 20% a equipe de pesquisadores e de apoio técnico, capacitar, no mínimo, 50% do grupo operacional de suporte à pesquisa e desenvolvimento, promover intercâmbio dos pesquisadores e técnicos especializados, aumentar 50% a captação de recursos do Centro, viabilizar o treinamento de mão-de-obra rural, entre outros itens.

Jornalista: Eliana Cezar Silveira (MTb 15.410/SP) Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 368-2142 E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br www.cnpgc.embrapa.br/salaimprensa/2001/novo_chefegeral/index.html  

Tema: A Embrapa\Gente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/