01/07/01 |

Novo tomate Duradoro dura mais após colheita

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, após inúmeras avaliações, está apresentando um novo híbrido de tomateiro para atender a uma demanda por cultivares resistentes ao tospovírus . O tomate "Duradoro" foi desenvolvido com apoio da Emater-DF e da Agencia Rural de Goiás, possui a grande capacidade de conservação pós-colheita. Contando com o auxílio de técnicos e produtores, os testes foram realizados na região do Distrito Federal e entorno, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso.

Aprovado por agricultores e donas- de- casa, o tomate "Duradoro" possui hábito de crescimento indeterminado, apresenta-se como plantas vigorosas, bastante produtivas e seus frutos são de excelente tamanho, com 200 a 250g. A colheita inicia-se aos 85 dias após o transplantio, e os frutos mantêm-se com boa conservação por períodos variando entre 15 e 20 dias.

Atualmente constam no mercado poucas cultivares de tomate "longa-vida", com resistência ao vírus vira-cabeça, muito comum em plantações desta espécie e que predominantemente leva a perda total do campo. A pesquisa do Duradouro ainda não está finalizada – os resultados finais do produto deverão ser concluídos nos próximos meses.

No Brasil são comercializados anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de tomate. Originário de regiões Andinas, é a espécie com maior volume de produção no país e, por esta razão, a principal do grupo das hortaliças.

Jornalista: Marina Campos Embrapa Hortaliças Telefone: (61) 385-9038 Fax: 556-5744 E-mail: mcampos@cnph.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Tomate 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/