01/07/01 |

Seminário discute sorgo no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 16 a 19 de julho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai promover o Seminário Temático sobre Sorgo: Pesquisa, Desenvolvimento e Agronegócio. O evento, que contará com a participação de profissionais de diversos segmentos ligados ao tema (pesquisadores, extensionistas, formuladores de políticas e representantes de toda a cadeia produtiva da cultura), acontecerá no Núcleo de Informação para o Agronegócio da Embrapa MIlho e Sorgo, que fica na rodovia MG 424, km 45, em Sete Lagoas-MG.

O seminário tem vários objetivos. Entre eles, levantar os principais problemas do sorgo no Brasil; debater as tendências de pesquisa, em função do atual mercado mundial; propor ações que viabilizem parcerias; e levantar as demandas e contribuições tecnológicas das empresas privadas. Ao final do evento, será publicado um documento que orientará as demandas de pesquisa para sorgo. A Embrapa espera que o seminário contribua para o aprimoramento e o aumento da competitividade da cultura do sorgo no Brasil, com enfoque na adaptação e no desenvolvimento de tecnologias visando produtividade com sustentabilidade.

Atualmente, o Brasil é um dos dez maiores produtores mundiais de sorgo - no mundo, ele é o quinto cereal mais plantado, com uma produção de cerca de 60 milhões de toneladas (10% da produção do milho). Experiências vêm demonstrando que o sorgo pode, tecnicamente, substituir o milho de 30 a 100% na formulação de rações para animais, mantendo-se a qualidade e a eficiência dos produtos. O custo de produção é 20% menor que o do milho e o seu valor biológico alcança pelo menos 95% do deste cereal.

Jornalista: Clenio Araujo Embrapa Milho e Sorgo Tel. (31) 3779-1279 Fax. (31) 3779-1253 E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Sorgo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/