01/07/01 |

Seminário da ABIA debate biotecnologia em Salvador

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) promove no dia 6 de julho, no Hotel Sofitel, em Salvador (rua Passárgada, s/n – Itapuã), o seminário "Biotecnologia - Perspectivas, Legislação e Segurança". O evento, com a participação dos mais importantes especialistas brasileiros nessa área, tem o objetivo de discutir aspectos que envolvem a legislação e a segurança do uso de plantas geneticamente modificadas na fabricação de alimentos. O seminário conta com o apoio institucional do Ministério Público da Bahia e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Entre os palestrantes presentes estão Benami Bacaltchuk, chefe-geral da Embrapa Trigo; Ney de Barros Bello Filho, juiz Federal do Maranhão; Rubens Onofre Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina; Ana Lúcia Delgado Assad, coordenadora geral de Biotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia; Luiz Antonio Barreto de Castro, chefe-geral da Embrapa, entre outros. O evento tem ainda a participação de representantes das indústrias de alimentação da Bahia como Brasfrut, CCB Companhia de Cítricos do Brasil, Parmalat Brasil, Milco Alimentos, AgriBahia e J.Macedo Alimentos.

Benami Bacaltchuk explica que o processo de melhoramento de plantas pela transgenia passa a ser uma possibilidade importante para os programas de melhoramento de plantas, uma vez que é a nova ferramenta que possibilita gerar plantas com características até então inalcançáveis pelos procedimentos do melhoramento convencional. Para o especialista, o papel da biotecnologia é contribuir para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos, reduzir custos de produção, diminuição da necessidade de expansão das áreas agrícolas, entre outras vantagens. "Essa tecnologia permite corrigir defeitos em cultivares de maneira mais eficiente ou introduzir atributos de valor aos produtos comercializados pela produção rural", afirma.

A ABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação foi criada em 1964 e possui mais de 200 empresas associadas, representando quase 80% dos negócios gerados pela cadeia de alimentos no Brasil. Entre outras atividades, a entidade promove estudos e pesquisas sobre questão da alimentação no País, contribuindo para assegurar uma legislação adequada às constantes evoluções tecnológicas. A ABIA vem realizando desde o ano passando encontros sobre biotecnologia.

Mais informações: Casa da Imprensa Tel.: (011) 5536-0446, ramal 211, com Eleni Gritzapis  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/